Austrália: Facebook sob pressão para apagar página racista

 

O Facebook está a ser pressionado pelo Governo australiano para eliminar uma página de insultos dirigidos aos aborígenes. O Governo acusa a rede social de contornar as leis anti-discriminação que vigoram no país.

A página ‘Memes aborígenes’ teve um grande impacto na Austrália esta semana devido a representações dos povos indígenas australianos como sendo bêbados.

A Autoridade sobre os Media australiana está a investigar denúncias sobre a página em causa e a Comissária da Discriminação de Raças, Helen Szöke, afirmou que esta pode estar a infringir as leis australianas anti-racismo.

O Ministro das Comunicações, Stephen Conroy, disse nesta quarta-feira que já contactou a filial do Facebook em Sidney a pedir que a página seja eliminada.

Conroy explicou que a página foi classificada como «humor controverso» pela rede social e por isso não foi eliminada.

O ministro disse ainda que o criador da página, que se acredita ser um adolescente australiano de 16 anos que vive na costa oeste da cidade de Perth, tinha consciência das leis anti-discriminação, mas protegeu-se com o direito de liberdade de expressão.

O Facebook explicou, através de um comunicado divulgado pela sua filial australiana, que por vezes restringe o acesso a conteúdos que violem as leis locais e fez saber que já estavam em negociações com Comissária Szöke.

Apesar de a página existir, imagens ofensivas desapareceram ontem e hoje.

 

 

Fonte: Sol

-+=
Sair da versão mobile