Bilhete racista e xenofóbico é deixado em banheiro da UFC; universidade repudia

Em nota, a UFC ressalta manter política inclusiva que a tornou uma das universidades que mais acolhem estudantes estrangeiros.

Do G1 

Bilhete anônimo com mensagens de ódio foi deixado em banheiro da UFC (Foto: Reprodução/G1)

Um bilhete anônimo foi deixado em um banheiro do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, com conteúdo racista e xenofóbico. “Esses africanos devem sair dessa universidade. Essa gente só dá despesa para a UFC […]. Fora, africanos, venezuelanos e todo o lixo que contamina a UFC.” diz um trecho da mensagem.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (18), a Administração Superior da UFC repudia a “manifestação de racismo e xenofobia” expressa no bilhete. Os autores da mensagem não foram identificados.

“A própria condição de anonimato, na qual se refugiou o autor da mensagem, expressa, por um lado, covardia, e por outro, a convicção de que suas palavras maldosas não ecoam em nossa instituição, que se fundamenta em princípios éticos inarredáveis e numa defesa intransigente dos valores humanistas.”

Política inclusiva

UFC é uma das universidade do Brasil que mais tem alunos estrangeiros matriculados (Foto: UFC/Divulgação)

A UFC destacou por meio de nota a importância de manter uma política inclusiva que a “transformou em uma das universidades brasileiras que mais acolhem estudantes estrangeiros”. “A crescente presença de estudantes estrangeiros, das mais diversas origens, é vista como um resultado exitoso da nossa política de abrir portas e lançar pontes para o mundo globalizado […]”.

“Muito nos orgulha ter em nossos campi jovens de diversos países, que aqui absorvem conhecimentos, ao mesmo tempo em que enriquecem o ambiente acadêmico através dos aportes culturais que nos trazem. Quem se pronunciou de uma forma tão abjeta está na contramão da história. Sua ação foi torpe e covarde, merecendo a condenação de todos os que fazem esta Universidade inclusiva e agregadora”, diz a nota.

-+=
Sair da versão mobile