Brasil propõe inclusão de variável de raça e etnia no Censo 2010

Fonte: Refunite Brasil

 

Conferência de Durban, realizada em 2001 na África do Sul, produziu uma Declaração e um Plano de Ação de Combate ao Racismo e à Xenofobia; Brasil apresentará um plano estratégico para a inclusão da variável de raça e etnia no Censo de 2010.

O Plano de Ação de Durban volta a ser discutido nesta segunda-feira, em Genebra, na Suíça, em reunião do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos.

O Brasil será representado pelo grupo de Trabalho sobre Afrodescendentes, que apresentará um plano estratégico para a inclusão da variável de raça e etnia no Censo de 2010.

 

Propostas brasileiras
A delegação brasileira vai incluir o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos.

Em uma entrevista à Rádio ONU, antes de deixar Brasília, Santos contou que irá se encontrar com alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, em Genebra.

Ele falou sobre as propostas que serão apresentadas pelo Brasil no encontro.

“Na verdade é mostrar um pouco que a partir de nossa experiência de buscar e identificar na sociedade brasileira como se encontra a população negra do ponto de vista sócio-econômico e no desdobramento de políticas públicas que visam a redução da desigualdade”, afirmou.

 

Afrodescendentes
O Grupo de Trabalho sobre Afrodescendentes também irá se encontrar com o Grupo de Países Latino-americanos e do Caribe, Grulac, e a Unidade de Antidiscriminação das Nações Unidas.

A Declaração de Durban e Plano de Ação de Durban constituem documento fundamental no combate ao racismo, à discriminação racial e à xenofobia e às intolerâncias correlatas.

Essa entrada foi postada em Segunda-feira, Agosto 24th, 2009 às 10:26 am sob a(s) categoria(s) Notícias. Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0feed. Você pode responder, ou rastrear de seu próprio site.

 

Matéria original: Brasil propõe inclusão de variável de raça e etnia no Censo 2010

-+=
Sair da versão mobile