Brasil tem racismo profundo contra índios e negros, diz relator da ONU

 

O relator especial da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Racismo Discriminação, Xenofobia e Intolerância, Doudou Diéne, disse que o racismo ainda é profundo no país, que índios e jovens negros são vítimas freqüentes da violência e que, ainda assim, alguns setores governamentais não estão dispostos a acabar com o preconceito racial.

“Fiquei perturbado com a violência contra os índios, em especial os caciques, e os jovens negros porque dezenas deles foram mortos recentemente. Percebi desespero e um sentimento de solidão por parte dessas comunidades”, disse ele em entrevista à Radiobrás.
Como sabemos o racismo não é apenas contra negros, o racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas, e determinados traços de caráter, são superiores a outros.

 

Homem é condenado por racismo contra índios na Web

A Justiça Federal do Pará condenou nesta segunda-feira um homem que foi acusado por publicar conteúdo racista contra índios em uma comunidade do site de relacionamentos Orkut. A denúncia contra ele havia sido apresentada pelo Ministério Público Federal em 2007 e, durante o processo, ele confessou o crime. Ele terá que pagar R$ 20 mil e prestar serviços comunitários à Fundação Nacional do Índio (Funai). Cabe recurso da decisão.

O réu foi denunciado porque fazia parte de uma comunidade no Orkut chamada “Índios…Eu consigo viver sem”. Entre várias declarações ofensivas postadas na comunidade por outros usuários, as do acusado puderam ter a autoria identificada por dados que ele próprio publicou no site de relacionamento e também em um blog.

“Quero deixar claro que não discuto com índio, mas sobre índios. Esses seres são incapazes e não tem como se responsabilizar por quaisquer discussão (sic). Continuo defendendo a política americana em relação aos índios, vamos exterminá-los e depois estudar a sua linda história neste país promissor”, foi uma das mensagens racistas deixadas pelo réu, segundo o MPF.

 

Matéria oiginal:Brasil tem racismo profundo contra índios e negros, diz relator da ONU

-+=
Sair da versão mobile