Câmara Legislativa celebra Dia de Mandela

Media24/Gallo Images/Getty Images

Por iniciativa do deputado Cláudio Abrantes, em parceria com o Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília (UnB), a Câmara Legislativa vai celebrar nessa quinta-feira (18), às 15 horas, na sala de comissões, o Dia Internacional Nelson Mandela – Pela liberdade, justiça e democracia. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009.

Nas palavras do deputado Cláudio Abrantes, destacar essa data é uma atitude que tem tudo a ver com clima de luta pela democracia e pela dignidade que se percebe em vários países do mundo, como vem acontecendo também no Brasil.

O professor e doutor em sociologia, Ivair Alves dos Santos, dirigente do CCN, da UnB, ressalta que Mandela é a
única personalidade que recebeu, pela ONU, em vida tamanha distinção. “Para nós, ele é símbolo de resistência e de luta pela dignidade racial e humana, é alguém que simbolicamente é importante internacionalmente”, detalhou.

A ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela por meio da Resolução. A/RES/64/13. A escolha teve o conceito de homenagear a dedicação do sul-africano a serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de gêneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis e ainda pelo desenvolvimento das comunidades.

 

-+=
Sair da versão mobile