Campanha polêmica de canetas pedia para mulheres “agirem como damas, mas pensarem como homens”

A filial sul-africana da marca de canetas BIC precisou pedir desculpas publicamente após veicular um anúncio sexista no último domingo (9), segundo reportagem do jornal inglês “The Guardian”.

Para “celebrar” o dia nacional das mulheres, a marca publicou uma peça publicitária com a foto de uma mulher, com roupa formal, e sugeriu que as sul-africanas “agissem como damas, mas pensassem como homens”.

“Pareça uma garota. Aja como uma dama. Pense como um homem. Trabalhe como um chefe”, dizia o slogan propagado pela fabricante.

Pouco após a publicação da imagem no Facebook, a marca recebeu uma enxurrada de críticas. “Por que se espera que eu pareça uma criança? Por que se espera que eu veja o mundo pela ótica masculina? Por que se espera que eu ‘pense como um homem’, mas que não aja como um homem em meus chamados pensamentos masculinos?”, escreveu uma internauta.

A companhia publicou uma nota, ainda no domingo, tentando explicar que a ação visava “empoderar as mulheres”, mas se viu obrigada a emitir um pedido de desculpas.

“Vamos começar dizendo que estamos incrivelmente sentidos de ofender a todos — o que nunca foi nossa intenção, mas entendemos onde erramos. Este post nunca deveria ter sido publicado”, escreveu a BIC.

-+=
Sair da versão mobile