Canadá proíbe véus e burcas em juramento de cidadania

Ministro diz que novos cidadãos devem jurar lealdade à vista de seus novos compatriotas

MONTREAL — Novos canadenses terão de retirar qualquer objeto que esconda a face, como véus e burcas usados por mulheres muçulmanas, quando forem prestar o juramento de naturalização. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira pelo ministro da Imigração, Jason Kenney.

Segundo o ministro, ele recebeu reclamações de legisladores e juízes, segundo os quais é difícil precisar se a pessoa com o rosto coberto está, de fato, recitando o juramento. Kenney disse ainda que é uma questão de valores, os novos canadenses devem jurar lealdade ao país à vista de seus novos concidadãos.

– Não se trata apenas de uma medida prática. É uma questão de princípios profundos que remetem ao coração de nossa identidade e nossos valores de abertura e igualdade – disse o ministro.

Kenney afirmou que o juramento de cidadania deve ser feito de forma livre e aberta e sob igualdade de condições. O local escolhido para o anúncio também foi carregado de simbolismo: a província francófona de Quebec, que tem sido palco de debates sobre o quanto o Canadá deve ceder a fim de acomodar recém-chegados.

 

 

Fonte: O Globo

-+=
Sair da versão mobile