Canadá registra caso de gripe suína resistente ao Tamiflu

Fonte: Folha de São Paulo –

O Canadá registrou o primeiro caso de gripe suína –como é chamada a gripe A (H1N1)– resistente ao antiviral Tamiflu.

O paciente –um homem de 60 anos de Québec– recebeu a droga após seu filho ter sido infectado com o vírus da doença.

A porta-voz da Agência de Saúde Pública do Canadá, Jirina Vlk, disse que a estirpe do vírus parece não ter se espalhado pelo país, e que o caso de resistência é isolado.

Anteriormente, três casos de resistência ao Tamiflu, produzido pelos laboratórios Roche e Gilead Sciences, haviam sido detectados –na Dinamarca, Japão e Hong Kong. Os pacientes se recuperaram completamente da infecção ao serem tratados com outro antiviral, o Relenza, do laboratório GlaxoSmithKline, conhecido como zanamivir.

No início de julho, a OMS (Organização Mundial de Saúde) havia afirmado que não há evidências de um avanço preocupante nos casos do vírus da gripe suína que não respondem ao antiviral.

 

Sintomas


A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

 

Matéria original: Canadá registra caso de gripe suína resistente ao Tamiflu

-+=
Sair da versão mobile