Caribe busca indenização do Reino Unido por escravidão

escravidão Haiti

Mais de 150 anos depois das potências coloniais europeias decidirem parar com seu próprio tráfico de escravos, uma coalização de países do Caribe está considerando medidas legais para exigir uma compensação financeira e uma desculpa formal.

É previsto que os líderes do Caribe se reuniram na próxima semana em São Vicente de Las Granadinas e estudem a proposta das compensações elaborada por uma empresa britânica.

O tema das compensações foi discutido no Caribe durante vários anos e as opiniões estão divididas. Alguns veem a indenização como um tipo de Justiça tardia, enquanto outros como um reclamo vazio e uma distração dos problemas sociais modernos dos países caribenhos.

Entre os estados europeus que sequestraram pessoas na África e as venderam como escravos nas Américas estão o Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Holanda, Noruega, Suécia e Dinamarca.

– Apesar disso, o Reino Unido enfrenta a maior quantidade de processos porque foi a principal potência colonizadora e escravocrata do Caribe – disse o advogado britânico que assessora os países do Caribe.

O governo britânico afirmou que acompanha o movimento dos protestos.

– A escravidão foi e é horrível. O Reino Unido condena incondicionalmente a escravidão e está comprometido a eliminá-la – disse um porta-voz do governo.

Especialistas legais afirmam que a demanda tem poucas chances de ser bem sucedida.

Fonte: Yahoo

-+=
Sair da versão mobile