Carioca é uma das dez selecionadas no mundo para curso da ONU

Formação intensiva em Direitos Humanos acontecerá em Genebra, na Suíça

FONTEPor Raíza Barros, enviado ao Portal Geledés
Dandara Oliveira (Foto: Gabriela Maria)

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dandara Oliveira, de 30 anos, foi uma das dez pessoas do mundoe a única brasileira, selecionada para o “Programa de bolsas para pessoas de ascendência africana”, promovido pela ONU. A formação, de três semanas, é um curso intensivo em direitos humanos e acontecerá em Genebra, na Suíça, entre os dias 13 de novembro e 01 de dezembro.

“Esse programa tem uma enorme relevância para sociedade civil de uma maneira geral, porém mais especificamente para as pessoas negras, pois é direcionado, mundialmente, para essas lideranças, que buscam fazer a diferença. Durante a formação, terei a oportunidade de aprender a como utilizar o sistema ONU e tudo o que a organização tem para nos oferecer relacionado a mecanismos e possibilidades para implementarmos nos nossos trabalhos locais”, salienta.

 A Internacionalista e Mestra em Estudos Raciais pelo CEFET RJ é umas das desenvolvedoras do Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista). Fundada em 2021, a iniciativa foi selecionada pela Fundação W. K. Kellog no Desafio de Equidade Racial 2030, sendo a única no Brasil entre as cinco premiadas. Dandara Oliveira também faz parte da equipe da ActionAid, como Especialista em Juventude e Raça. A organização internacional, com mais de 50 anos de atuação, trabalha por justiça social, equidade de gênero, étnico-racial e pelo fim da pobreza. “Durante minha formação, me aproximei das pautas com a temática dos Direitos Humanos e, com isso, entendi mais sobre esse trabalho político dentro das instituições”, comenta a profissional. 

Sobre o SETA 

O Projeto Seta é uma aliança inovadora, com sete organizações das sociedades civil nacional e internacional: ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’ta e a UNEafro Brasil. Fundado em 2021, o objetivo central é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade social antirracista. O projeto foi selecionado pela Fundação W. K. Kellog no Desafio de Equidade Racial 2030, sendo o único brasileiro entre os cinco premiados. 

Sobre a ActionAid

A ActionAid é uma organização global que trabalha com mais de 41 milhões de pessoas que vivem em mais de 71 dos países mais pobres do mundo. Queremos ver um mundo justo e sustentável, no qual todos desfrutem do direito a uma vida com dignidade e livre da pobreza e da opressão. Trabalhamos para alcançar justiça social, igualdade de gênero e erradicação da pobreza.

-+=
Sair da versão mobile