Caso Palocci não afetou imagem positiva do governo, diz pesquisa

A queda do ministro Antonio Palocci em pouco ou nada afetou no prestígio da presidenta Dilma Rousseff. A avaliação positiva do governo subiu dentro da margem de erro, para 49%, de acordo com pesquisa do instituto Datafolha divulgada na edição deste domingo do diário conservador paulistano Folha de S.Paulo, que denunciou o aumento no patrimônio do ex-ministro-chefe da Casa Civil.

O levantamento mostrou também uma leve queda da imagem da presidenta, pouco mais de cinco meses após o início de seu governo, e logo após a primeira crise política de sua administração, protagonizada por Palocci. De acordo com o Datafolha, 49% dos entrevistados avaliam o governo Dilma como ótimo ou bom, contra 47% no levantamento realizado entre 15 e 16 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

O percentual que considera a administração da presidente regular subiu de 34% para 38% e os que a consideram ruim ou péssima somaram 10%, contra 7% no levantamento anterior. Três% afirmaram não saber, contra 12% em março. Na semana passada o governo Dilma sofreu sua primeira baixa, após o pedido de demissão de Palocci em meio a suspeitas sobre o significativo aumento patrimonial do ex-ministro.

Embora a avaliação do governo Dilma tenha se mantido estável, de acordo com o Datafolha, 60% dos entrevistados consideraram o caso Palocci prejudicial para a presidente que, na avaliação de 33%, teve bom desempenho no episódio. Para 36% o desempenho foi regular, e para 17% foi ruim ou péssimo. Após a queda de Palocci, Dilma fez uma segunda mudança em seu ministério colocando a ex-ministra da Pesca Ideli Salvatti no comando da Secretaria de Relações Institucionais e o ex-titular da SRI, Luiz Sérgio, à frente do Ministério da Pesca.

A imagem pessoal de Dilma também piorou, segundo o Datafolha. Em março, 79% consideravam a presidente decidida, agora são 62%. Quinze% a viam como indecisa, agora são 34%. A percepção de que Dilma é muito inteligente caiu de 85% para 76%, e a de que ela é pouco inteligente subiu de 9 para 20%. Para 77% dos entrevistados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa das decisões tomadas pelo governo Dilma, ao mesmo tempo que 64% consideram que Lula deve participar das decisões da administração de sua sucessora e afilhada política.

O Datafolha ouviu 2.188 pessoas entre os dias 9 e 10 de junho.

Fonte: Correio Brasil

-+=
Sair da versão mobile