CASO UNIBAN: Jornais estrangeiros dão destaque à expulsão de aluna pela Uniban

Fonte: Folha Online –

A expulsão da ex-estudante de turismo da Uniban, Geisy Arruda, ganhou espaço neste domingo nas versões on-line de alguns dos principais jornais do mundo. Agências de notícias internacionais, como Associated Press e Efe, repercutiram a decisão de expulsar a estudante após ela ter sido xingada nos corredores da universidade, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), por usar um microvestido rosa.

 

Veja comunicado da Uniban sobre expulsão de aluna

 

Em artigo, o New York Times, destaca o fato de a história de Geisy ter ganhado as manchetes após a estudante ter sido escoltada pela polícia, para que pudesse deixar as dependências da universidade.

Ao final do texto, o jornal diz que, apesar de o Brasil ser conhecido por suas roupas sumárias, a maior parte dos estudantes usa roupas mais modestas nas universidades, como jeans e camisetas.

Outros jornais que deram destaque para o caso de Geisy foram o Guardian e o Daily Telegraph, ambos do Reino Unido. Além disso, a versão on-line da rede americana CBS traz matéria sobre a expulsão da estudante.

 

Anúncio

 

No anúncio em que divulgou a expulsão da aluna, a universidade afirma que ela frequentava a unidade com trajes inadequados “indicando uma postura incompatível com o ambiente”.

A nota diz ainda que “a atitude provocativa da aluna buscou chamar a atenção para si por conta de gestos e modos de se expressar, o que resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar”.

Geisy afirmou à Folha Online neste sábado (7) que a decisão da universidade é absurda. “Eu fui a vítima. Como que eu posso ser expulsa? A vítima é expulsa da faculdade?”

O advogado da universitária, Nehemias Melo, disse que ainda não foi notificado pela universidade a respeito da expulsão. “Fui informado pela imprensa. Lendo a nota, fiquei perplexo. Estou atordoado.”

Educadores, advogados e entidades de defesa das mulheres também criticaram a decisão.

Matéria original

-+=
Sair da versão mobile