Cedeca Ceará oferece nova turma de formação em Direitos Humanos

Fonte: Direitos Humanos –

 

 

 

 

Adital – Dia 20 de julho, o Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) dará início a mais um curso gratuito de formação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Nessa 5ª turma, o curso será voltado para 40 estudantes universitários, sendo eles de graduação, mestrado ou doutorado.

 

O conteúdo da formação, que terá a carga horária de 40 horas/aula, inclui assuntos como história social da infância; violência: o contexto da criminalização da infância no Brasil; o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção Internacional dos Direitos da Criança e Sistema Sócio-educativo.

 

Em edições anteriores o curso atendeu em média um total de 220 pessoas e foi destinado a conselheiros tutelares, estudantes universitários de ciências humanas, adolescentes e mobilizadores comunitários. A intenção desta ação estratégica é capacitar e sensibilizar as diversas camadas da sociedade para a defesa e proteção das crianças e adolescentes, com atenção especial para o respeito e a consolidação dos direitos. A ideia do Cedeca é que a formação continue acontecendo e seja estendida para outros públicos.

 

“O curso de formação tem como objetivo sensibilizar os estudantes universitários para a discussão dos direitos das crianças e dos adolescentes. A intenção é também ampliar e impulsionar esses direitos. Partindo de uma leitura dos movimentos contrários aos direitos humanos das crianças e dos adolescentes, o Cedeca entendeu que seria importante criar ações contrárias ao que vem sendo divulgado. Nós estamos remando contra a maré dos discursos hegemônicos”, esclarece Talita Maciel, assessora jurídica do Cedeca Ceará.

 

Os universitários interessados devem escrever uma carta de motivação e enviar para a sede do Cedeca ou para o e-mail cedeca@cedecaceara.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . No primeiro dia de formação será necessário que o aluno comprove estar matriculado em algum curso universitário. Podem ser apresentados o histórico, a declaração da universidade ou ainda a carteira de estudante.

 

O Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos – Curso de formação com estudantes universitários é oferecido em um momento em que as crianças e os adolescentes estão submetidos a projetos de leis que causam dúvidas e divisões, como a redução da maioridade penal e o toque de recolher. Nesse contexto, o curso pretende estimular o debate sobre a humanização e o papel de cada ator social na garantia dos direitos humanos.

 

Além de mais sete turmas de formação em Direitos Humanos o Projeto prevê ainda campanhas e eventos de sensibilização da opinião pública, o monitoramento da mídia por meio da clipagem de jornais impressos e programas televisivos e também a divulgação de materiais informativos e educativos nas áreas de direito e infância.

 

Serviço

 

Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos – Curso de formação com estudantes universitários
Período: 20 a 30 de julho de 2009.
Horário: de 8h30min às 12h30min.
Local: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) – Rua Deputado João Lopes, 83, Centro.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3252.4202 ou no site www.cedecaceara.org.br

Matéria original: Cedeca Ceará oferece nova turma de formação em Direitos Humanos

-+=
Sair da versão mobile