Celebra a Nigéria 50 aniversário de sua independência

Abuja, 1 out (Prensa Latina) Nigéria celebra hoje 50 anos de sua independência, com a presença de Chefes de Estado e governo africanos, quem participarão em um ato central pela histórica data na praça Eagle Square.

Nessa sede central, onde se realizará um desfile militar, o presidente nigeriano, Goodluk Jonathan, pronunciará um discurso à Nação, segundo os organizadores dos festejos.

Participam nas atividades comemorativas estadistas do continente, entre eles o camaronês Paul Biya; Ali Bongo, de Gabão; Blaise Campaore, de Burkina Faso; Paul Kagame, de Ruanda; e Malam Bacaí Sanhá, da Guiné Bissau.

António Paulo Kassoma, presidente da Assembleia Nacional angolana, representa aqui ao governante, José Eduardo dos Santos.

Também assistem, os ex presidentes de Namíbia, Sam Nujoma; e da África do Sul, Thabo Mbeki; junto ao presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, entre outras figuras.

Nigéria, o país mais povoado da África com uns 150 milhões de habitantes e primeiro produtor de petróleo nesta região, conseguiu sua independência em 1960 do jugo colonial britânico.

Fonte: R7

-+=
Sair da versão mobile