Atores, cantores e atletas se reuniram nesta sexta-feira com quase 50 mil fãs no Hyde Park de Londres para celebrar os 90 anos de Nelson Mandela. Três horas de músicas, discursos e homenagens compuseram o tributo ao ex-presidente da África do Sul (1994-1999).
O ator Will Smith foi o anfitrião do concerto, que também teve o objetivo de arrecadar fundos para campanha de Mandela contra a Aids, denominada “46.664”o número do líder africano na prisão.
Mandela só completará 90 anos daqui a 21 dias, em 18 de julho, mas o concerto de hoje marcou exatos 20 anos após o primeiro evento organizado em homenagem a ele, quando ainda estava preso na ilha Robben (África do Sul) em razão de sua luta contra o apartheid.
Astros como o corredor de Fórmula Um Lewis Hamilton, os grupos musicais Queen e Simple Minds e as cantoras Amy Winehouse e Leona Lewis participaram do concerto.
Discurso
“Enquanto celebramos, lembrem-se que nosso trabalho está longe de estar completo. Onde há pobreza e doenças, incluindo a Aids, onde homens são oprimidos, ainda há muito trabalho para fazer”, afirmou Mandela no palco.
Nosso trabalho é a liberdade para todos.(…) Nós dizemos nesta noite, após cerca de 90 anos de vida, que é hora de novas mãos aumentarem nossa capacidade. Está em suas mãos agora, eu agradeço a vocês”, acrescentou.
Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, aposentou-se oficialmente há nove anos,quando passou a se dedicar integralmente à luta contra a Aids e a favor dos direitos humanos.
Amy Winehouse finalizou o concerto ao lado de Jerry Dammers, um dos organizadores do show de 1988. Acompanhados pelo público, eles cantaram “Free Nelson Mandela”, música que se tornou um hino para o movimento antiapartheid no Reino Unido durante os anos 80.