Colombianas oferecem a lição do dia: si se puede

FONTEUOL, por Milly Lacombe
Vanegas, da Colômbia, comemora gol contra a Alemanha pela Copa do Mundo feminina - Imagem: Cameron Spencer/Getty Images

O histórico de vitórias de seleções sul-americanas contra europeias não é bom para as sul-americanas: Em 2015 a Colombia venceu a França e, sem contar as campanhas do Brasil, foi só isso mesmo.

Então, quando a Colombia entrou em campo para encarar a Alemanha nesse domingo cedo, tudo indicava que daria Alemanha.

Mas, como o futebol ama humilhar estatísticas, há quem se aproxime do dado de forma a acreditar que quanto mais tempo uma estatística dura, mais perto ela está de acabar.

Hoje foi um desses dias.

O primeiro tempo do jogo, que começou às seis e meia no Brasil, foi disputado e o placar de zero a zero talvez tenha sido justo. Mas no segundo tudo mudou e quem acordou cedinho nesse domingo recebeu alguns presentes.

Linda Caicedo, uma jovem de 18 anos, fez um dos gols mais bonitos da Copa até aqui. Talento e inteligência se encontram nessa ainda adolescente que joga como mulher. Veja nas imagens abaixo.

A Alemanha, incrédula, foi pra cima e, a um minuto dos 45 finais, conseguiu um penalti. Empatou a partida.

Era de se imaginar que as colombianas estivessem sendo colocadas em seu lugar de nunca terem vencido europeias em uma Copa. Tudo certo. Nada para ver aqui. Circulando.

Mas o destino não seria esse.

No último lance do jogo, um escanteio para a Colombia, a bola se encontrou com a cabeça de Vanegas, que fez um malabarismo com sua coluna para trás, alcançou a bola e, em esforço comovente, colocou no cantinho do gol.

Fim de jogo. Começo de uma nova história para as seleções su-americanas. Si se puede.

Agora, com a Colombia classificada em primeiro no grupo, ela talvez seja a adversária do Brasil, que precisa ganhar a jamaica na quarta-feira para se classificar à fase eliminatória.

-+=
Sair da versão mobile