Começa segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em SP

Redação: Eduardo Djun

Começou nesta semana a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo. Mais de 11 milhões de gados deverão ser imunizados, sendo 390 mil somente no Vale do Paraíba, no interior paulista.

Segundo Marialdo Corrêa, diretor de defesa agropecuária, os pecuaristas devem comprar a vacina nos locais credenciados, e depois apresentar a declaração de que o rebanho foi imunizado. Caso contrário, será aplicada multa. Até dia 30 de novembro, todo o rebanho paulista deverá receber a segunda dose da vacina.

Há 14 anos, o Estado de São Paulo não registra casos da febre aftosa. Por isso, aos poucos, a Secretaria Estadual de Agricultura quer acabar com a obrigatoriedade. Em maio deste ano, durante a primeira fase da campanha, a vacina foi obrigatória apenas para animais com até dois anos de idade.

De acordo com o diretor de defesa agropecuária, o fim da vacinação vai gerar o reconhecimento internacional de que a doença foi erradicada do Estado de São Paulo.

Hoje no Brasil, somente o Estado de Santa Catarina não realiza mais campanhas de vacinação. Para evitar que a doença reapareça em São Paulo, a fiscalização deverá ser ainda mais rigorosa.

Fonte: eBand

-+=
Sair da versão mobile