Concha Buika: a Rainha do Flamenco

Em VÍDEOS, confira a Concha Buika no filme “A pele que habito”.Buika-Small

A cantora espanhola Concha Buika, conhecido como Rainha do Flamenco, flerta com ritmos como flamenco, jazz, blues, soul e música africana e traz a “La noche más larga tour”, que reúne obras de nomes como Billie Holiday, Abbey Lincoln e Dino Ramos.

SOBRE A CANTORA
Considerada uma das 50 melhores vozes do mundo pela NPR Music, BUIKA é aclamada como a “Rainha do Flamenco”, embora seu estilo único flerte também com o Jazz, o Soul, o Blues, a música africana e cubana. Entre suas glórias, destacam-se a conquista de um Latin Grammy na categoria de Best Traditional Tropical Album com o disco “El ultimo trago”, gravado com o pianista Chucho Valdés, um dueto com SEAL para o álbum “Seal 6: commitment”, a participação no filme “A pele que habito” do cineasta Pedro Almodóvar, que difundiu seu trabalho em todo o mundo e, recentemente, seu mais recente trabalho, o sexto de sua discografia, “La noche más larga” (2013, Warner Music), que lhe rendeu a nomeação para o Grammy Awards 2014 na categoria de Best Latin Jazz Album.

Filha de refugiados políticos da Guiné Equatorial, nascida e crescida em um bairro cigano na ilha espanhola de Maiorca, Buika é comparada a nomes como Nina Simone, Cesaria Evora e Chavela Vargas por sua interpretação vigorosa, capaz de desasossegar qualquer ser, por menos afetivo e emocional que seja. Entre seus fãs declarados, estão Alicia Keys, Gloria Estefan, Hegarty Antony, Nelly Furtado, Alejandro Sanz e Caetano Veloso.

 

Para ouvir mais Concha Buika:

Concha Buika – Uma voz na Espanha


Fonte: O Globo

-+=
Sair da versão mobile