Congolesa consegue visto e poderá participar da cerimônia do Oscar

Rachel Mwanza é protagonista de ‘War witch’, que disputa prêmio.
Longa narra a vida de menina soldado na República Democrática do Congo.

 

A jovem atriz congolesa Rachel Mwanza, protagonista do filme “War witch”, poderá assistir a cerimônia de entrega do Oscar no domingo (24), em Los Angeles, após conseguir um visto para viajar aos Estados Unidos.

Rachel, de 16 anos, poderá comparecer ao lado de seus companheiros de elenco a todos os compromissos e entregas de prêmios programados nos Estados Unidos e Canadá, segundo informou nesta quarta-feira por meio de um comunicado o Festival de Cinema de Tribeca. “War witch” foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.

“Estamos mais que emocionados e aliviados que os governos dos EUA, Canadá e República Democrática do Congo permitam a entrada de Rachel para que ela possa celebrar as conquistas do filme conosco”, disse na nota o diretor de “War witch”, Kim Nguyen. A jovem congolesa já perdeu alguns atos nos EUA por problemas com seu visto, como por exemplo a entrega dos prêmios do festival de Tribeca, no qual ela foi escolhida melhor atriz.

Rachel Mwanza ficou conhecida mundialmente após protagonizar “War witch”, produção canadense que narra a vida de uma menina soldado de 12 anos na República Democrática do Congo.

Ela foi abandonada pelos pais quando era criança e cresceu nas ruas de seu país. Nguyen descobriu Rachel na cidade congolesa de Kinshasa e imediatamente a escolheu para protagonizar seu filme, rodado integralmente no país africano.

O diretor destacou a “espetacular” interpretação de Rachel Mwanza, que dá vida à Komona, uma menina que foi sequestrada por soldados rebeldes que a obrigaram a cometer atos atrozes de brutalidade.

“A vida de Rachel se transformou após ter realizado o filme. Que o final de sua viagem a leve ao tapete vermelho está além de qualquer coisa que poderia ter sonhado”, disse o diretor.

“War witch” foi muito bem recebido pela crítica. O filme competirá com as produções chilena “No”, a dinamarquesa “O amante da rainha”, a norueguesa “Expedição Kon-Tiki” e a francesa “Amor”.

oscars congo actress fran1

 

Fonte: G1 

-+=
Sair da versão mobile