Congresso Mundial contra o câncer de mama acontece em Salvador

Mais de três mil mulheres podem ser detectadas com câncer de mama este ano na Bahia. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em todo Brasil, o número é ainda mais alarmante: 52 mil mulheres. Para discutir questões relacionadas à prevenção, diagnóstico e as novas tecnologias voltadas para o tratamento da doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Sociedade Mundial de Mastologia promovem até sábado (13/10), o 17º Congresso Mundial de Mastologia, no Bahia Othon Palace, Salvador.

A abertura do evento aconteceu na quarta-feira (10), e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Saúde, Jorge Solla, e da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Fátima Mendonça. “A iniciativa baiana de conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce da doença é um exemplo para todo o país”, afirmou o governador. Ele destacou que o diagnóstico precoce permite que se reduza o número de mulheres mortas e mutiladas por causa da doença.

O câncer de mama se manifesta a partir dos 40 anos e a única maneira de se prevenir é fazer a mamografia. Jorge Solla destacou que a iniciativa baiana de rastreamento itinerante do câncer de mama já beneficiou 63 municípios e tem a meta de atender um milhão de mulheres até 2014. “O programa se tornou referência para o governo federal, que lançou o programa nacional de rastreamento da doença”.

Além da detecção, o governo do Estado oferece atenção integral, incluindo todos os exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem suspeitas. A realização do tratamento também é garantida em unidades de alta complexidade em oncologia, por meio de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.

Outubro Rosa
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, a cada ano, mais de um milhão de mulheres no mundo descobrem que têm câncer de mama. De acordo com o presidente do Congresso e da Sociedade Mundial de Mastologia, Ezio Novais Dias, a doença se tornou um problema de saúde pública mundial e a mamografia continua sendo a melhor maneira de detectar a doença.

O congresso está sendo realizado em outubro justamente por ser o mês internacional do combate ao câncer de mama. Na Bahia, durante esse mês, unidades móveis estruturadas com mamógrafos estão percorrendo bairros de Salvador, com o objetivo de atender seis mil mulheres de 40 a 69 anos.
Até esta quinta (11), das 8 às 16h, as unidades móveis estruturadas para a realização de mamografias atenderam mulheres na Mansão do Caminho, em Pau da Lima; na Vila Policial Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros; e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima Stela Maris, no bairro de Stela Maris. Na semana de 15 a 19, as unidades móveis estarão nas bases comunitárias de Rio Sena, Nordeste de Amaralina e Bairro da Paz.

A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, ação mundial que tem a participação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), VSBA e governo federal.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

-+=
Sair da versão mobile