Conselho da Europa: “Políticos italianos, basta com os slogans racistas sobre imigrados”

O Comissário Thomas Hammarberg: “Nos últimos três anos, poucos passos foram feitos para a garantira dos direitos humanos”

“Basta com os slogans racistas dos políticos” – esta foi uma das mensagens que o Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Thomas Hammarberg, enviou à Itália. A advertência está contida no último relatório sobre o País, no qual Hammarberg assinala que, nos últimos três anos, poucos passos foram feitos, ou quase nenhum, pelas autoridades italianas para a garantir o respeito dos direitos humanos dos ciganos e dos imigrantes.

“Chegou o momento da Itália – cita o relatório – desenvolver com vigor as disposições do código penal relativas aos crime de matrizes racistas para eliminar o contínuo uso de slogans racistas por parte dos políticos”.

O relatório leva em consideração as constatações feitas por Hammarberg, durante sua visita ao País nos dias 26 e 27 de maio. A situação dos ciganos e dos imigrantes, afirma o Comissário, é um dos desafios mais urgentes que a Itália deve enfrentar para o pleno respeito dos direitos humanos.

Fonte: Agora Notícias

-+=
Sair da versão mobile