COP28 – Movimento Negro e perspectiva para o futuro climático

Nesta cartilha, compilamos os posicionamentos das organizações participantes em relação às questões climáticas. Apresentamos uma análise sobre a participação do movimento negro na COP 28

Nos dias 6 e 7 de novembro de 2023, seguido de um treinamento in loco em Dubai no dia 4 de dezembro, as organizações do movimento negro Casa Sueli Carneiro, Geledés Instituto da Mulher Negra, Instituto de Referência Negra Peregum, Papo Reto e Perifaconnection estiveram envolvidas em uma formação de preparação para a 28ª Conferência das Partes (COP), realizada em Dubai entre novembro e dezembro do mesmo ano.

Com o apoio da Ford Foundation Brasil e sob a facilitação de Iradj Eghrari, a formação  capacitou as organizações para atuarem em fóruns internacionais no sistema da ONU, incluindo participação em mesas de negociação. Além disso, discutiu-se como as organizações do movimento negro poderiam intervir direta ou indiretamente nos documentos oficiais da COP28.


Representantes de organizações da Coalizão Negra por Direitos na COP28

O resultado foi uma participação efetiva de todas essas organizações na conferência, o que caracteriza a formação como um grande sucesso.

Nesta cartilha, compilamos os posicionamentos das organizações participantes em relação às questões climáticas. Apresentamos uma análise sobre a participação do movimento negro na COP 28, destacando a importância de discutir a saúde da população negra em relação às mudanças climáticas. Também abordamos como a atuação de organizações negras brasileiras nas últimas conferências sobre o debate climatico foram influenciadas pelo aprendizado da Eco-92 e projetamos a atuação dos movimentos sociais, sobretudo do movimento negro, na COP 30, que será sediada no Brasil.

A cartilha também inclui a participação das periferias e da juventude nos debates climáticos, além de depoimentos dos representantes das organizações participantes do treinamento.

-+=
Sair da versão mobile