Crítica: ‘A última abolição’

FONTEpor Ruy Gardnier no O Globo
Sueli Carneiro, filósofa e diretora do Geledés - Instituto da Mulher Negra está em cena Foto: Divulgação / O Globo

“A última abolição” tem dois objetivos principais. O primeiro é abordar o lento fim da escravidão no país, culminando com a abolição em 1888. Nesse eixo, o documentário ressalta o papel de abolicionistas e intelectuais negros, como André Rebouças e José do Patrocínio, de modo a combater a visão simplória de que a assinatura da Lei Áurea foi o único gesto importante desse momento histórico.

O segundo objetivo, mais amplo em escopo, é promover um debate sobre o papel do negro na sociedade brasileira, e sobre como o fim da escravidão não foi suficiente para cessar a exclusão social que persiste até os dias de hoje. O filme costura eficientemente os depoimentos de historiadores, sociólogos e ativistas. Composto de entrevistas e imagens de arquivos — fotografias, matérias de jornais, decretos —, “A última abolição” tem enfoque educacional e mantém um tom sóbrio ao longo da duração. A nota destoante é o uso de grafismos e colorações de material iconográfico, que tentam tirar a monotonia da imagem em preto e branco com inserções de vermelho e bronze. Fica bonito, mas fica gratuito, e tira o foco do essencial. Mas nada que limite a importância do documentário.

Com depoimentos de historiadores, sociólogos e líderes do movimento de consciência negra, o documentário rememora os movimentos abolicionistas, seus desdobramentos e a consequente situação do negro na sociedade contemporânea brasileira.

Alice Gomes

Alexandre do Nascimento, Álvaro Pereira do Nascimento, Amilcar Araujo Pereira

País de Produção: Brasil

Sinopse: Com depoimentos de historiadores, sociólogos e líderes do movimento de consciência negra, o documentário rememora os movimentos abolicionistas, seus desdobramentos e a consequente situação do negro na sociedade contemporânea brasileira.
Direção: Alice Gomes
Elenco: Alexandre do Nascimento, Álvaro Pereira do Nascimento, Amilcar Araujo Pereira
País de Produção: Brasil
-+=
Sair da versão mobile