Crítico do PT, Francisco de Oliveira diz que votará em Dilma

 

Sociólogo Francisco de Oliveira, que se desligou do partido em 2003, revela que votará pela reeleição da presidente Dilma Rousseff no ano que vem; a declaração vai ao ar nesta noite, no programa Roda Viva, da TV Cultura, mas foi antecipada pelo jornalista Fernando Rodrigues

 

O sociólogo Francisco de Oliveira, que se desvinculou do PT em 2003 e é hoje um crítico do partido, revelou de quem é seu voto em 2014: da presidente Dilma Rousseff. A declaração foi feita em entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura, que vai ao ar às 22h30 desta segunda-feira, e foi antecipada pelo jornalista Fernando Rodrigues.

Chico de Oliveira, como é conhecido, declarou que votará em Dilma na mesma entrevista que diz que o PT, “como força transformadora, foi engolido pelo atraso”. Na opinião do sociólogo de 80 anos, os atuais adversários do governo federal são “a oposição que todo governo gostaria de ter”.

Ao ser questionado se revelaria seu voto nas próximas eleições, declarou: “a provocação é boa, porque eu já estou com 80 anos, passei da obrigação de votar. Mas isso é uma saída fácil. Eu vou votar de novo. Eu vou votar na Dilma”. Segundo ele, a opção na candidata do PT é “porque o outro lado é pior. Os tucanos são piores”.

**************

 

No programa “Roda Viva”, da TV Cultura, desta segunda-feira (30.dez.2013), o sociólogo Francisco de Oliveira declara que votará em Dilma Rousseff na eleição presidencial do ano que vem.

Aos 80 anos e crítico do PT (“como força transformadora foi engolido pelo atraso”), partido do qual se desligou em 2003, Chico de Oliveira (como é chamado pelos amigos), afirma ao “Roda Viva” que os atuais adversários do Palácio do Planalto são “a oposição que todo governo gostaria de ter”. E mais: “Ela [a oposição] é tão frágil, tão sem sentido… Não tem um eixo pra martelar junto à população. É mais pela fraqueza das oposições que eu acho que essa eleição está decidida [em favor de Dilma]”.

Em seguida, é indagado: “O senhor vai votar em quem, professor? O senhor revela o voto?”

E Chico de Oliveira: “A provocação é boa, porque eu já estou com 80 anos [completados em 7.nov.2013], passei da obrigação de votar. Mas isso é uma saída fácil. Eu vou votar de novo. Eu vou votar na Dilma”.

Eis o restante do diálogo:

Roda Viva – Embora o senhor diga que ela [Dilma] é uma personagem difícil, coitada, uma personagem trágica… O senhor continua pensando tudo isso?”
Chico de Oliveira – Continuou pensando tudo isso.

Roda Viva – E por que o senhor vota nela então?
Chico de Oliveira – Porque o outro lado é pior. Os tucanos são piores.

O “Roda Viva” desta segunda-feira (30.dez.2013) vai ao ar na TV Cultura de São Paulo às 22h. O programa foi gravado em 11.dez.2013. Por ser o último do ano, teve um formato um pouco diferente do usual. Os entrevistadores convidados foram também instruídos a fazer um debate mais aberto, dando suas opiniões, sobre temas políticos que marcaram este ano.

Intelectual marxista respeitado, Chico de Oliveira disse uma vez que “arrependimento, só no amor. Em política não cabe, cabe análise”. Era uma resposta a respeito de ter votado em Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 no segundo turno daquela eleição (no primeiro turno o sociólogo havia ficado com Heloísa Helena, do PSOL).

Às vezes, análises apaixonadas de Chico Oliveira não se comprovam na prática. Em 2006, quando Lula foi reeleito, fez uma avaliação sobre como seria o poder do então presidente da República em mais quatro anos de mandato. Respondeu: “Será fraco. Perdeu a noção de quem é o adversário”. O petista Lula acabou fazendo o governo mais popular da história recente do Brasil e foi forte a ponto de alavancar a campanha de sua sucessora, Dilma Rousseff.

 

 

 

Fonte: 247

-+=
Sair da versão mobile