Cultura Negra do Rio Grande do Sul para o Brasil

Foto: Gabriel Brito/Correio da Cidadania

A TV brasileira sempre foi um antro de reprodução de valores conservadores, preconceituosos e depreciativos da cultura popular, sobretudo da cultura e da própria vida de negras e negros.

Cultura Negra

Foto: Gabriel Brito/Correio da Cidadania

Por Douglas Belchior

Poucos são os programas de TV que abordam com propriedade e de maneira a valorizar a contribuição dos africanos, africanas e seus descendentes para a formação da nação brasileira.

Daí a felicidade em conhecer o programa Nação, apresentado pela jornalista Fernanda Carvalho, que desde a faculdade foca seu trabalho na história e na cultura afrobrasileira. Ela é também editora do blog Em Negritto, que reúne entrevistas com personalidades negras e textos sobre a discriminação racial. A jornalista também produziu e apresentou o Dica de Beleza no programa É Geral, veiculado pela TVE.

Nação apresenta temas relacionados à história, à cultura e à diáspora africana, sobretudo com o objetivo de desfazer a imagem errônea de que no Estado do Rio Grande do Sul não houve uma herança e uma contribuição extremamente significativas da população negra. Com foco na ressignificação histórica e cultural gaúcha, também visa contribuir como subsídio à implementação da Lei 10639, em busca da Educação das Relações Étnico-raciais, e propõe uma reflexão sobre os valores e conceitos civilizatórios da ancestralidade africana.

O Programa vai ao ar todas as segundas na TVE-RS canal 7, e é exibido para todo Brasil todas às sextas-feiras às 22h00 pela TV Brasil.

Este Blog NegroBelchior passará, a partir desta semana, a divulgar este importante trabalho de fomento à cultura afrobrasileira.

Nesta sexta-feira, dia 15 de Agosto, às 22h00 irá ao ar o quarto e último episódio da série “Beleza Negra”, que tratará de questões de gênero e identidade da mulher negra. 

Os episódios anteriores estão disponíveis no site do Nação. Abaixo, episódio 3, que debateu a questão da mulher negra como objeto sexual.

Fonte: Negro Belchior

-+=
Sair da versão mobile