Decoração do Carnaval de Olinda 2011 fará homenagem ao continente africano

FONTEJC Online
(Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil)

A decoração do Carnaval de Olinda 2011 fará um tributo à África negra, destacando as tradições, histórias, mitos, crenças, filosofias e costumes dos habitantes desse enorme continente. Com o nome de “África: Mãe da Terra, coração do planeta”, a cenografia, do artista plástico Fernando Augusto, também homenageia os orixás afro-brasileiros. Treza orixás, entre eles Oxalá, Yemanjá, Exú e Oxum, receberão os foliões em frente à sede da prefeitura de Olinda.

Os detalhes da decoração foram divulgados nesta quinta-feira (17), em entrevista coletiva à imprensa, no Cine Olinda Convenções, mesmo local onde acontece a produção das esculturas. Representando a população e os símbolos do folclore e religiosidades africanos, diversas esculturas gigantes, feitas de isopor, fibra de vidro e papelão de cimento serão espalhadas por toda a Cidade Alta.

As grandes obras de arte poderão ser contempladas no Varadouro, avenida Sigismundo Gonçalves, praça Lauro Nigro, canteiro central do Largo do Palácio e em palcos montados na avenida Dez de Novembro e no Palácio dos Governadores.

SHOWS – O Carnaval deste ano será descentralizado, dividido ao longo de 12 pólos. Entre eles está o pólo Bonsucesso, que contará com o “Passódromo”, onde vão desfilar várias agremiações, do domingo (6) à terça (8). O ambiente, que fica próximo à sede do Homem da Meia-Noite, contará com uma arquibancada, para que os foliões possam acompanhar melhor os desfiles.

A programação completa dos shows, entretanto, só será divulgada na próxima semana, mas a secretária de Patrimônio e Cultura, Márcia Souto adianta: “Só na Cidade Alta, 400 agremiações e 300 orquestras de frevo deverão desfilar durante a festa.”

 

-+=
Sair da versão mobile