Depois das Grades – As cicatrizes de quem passou pelo Carandiru

Carandiru é o maior complexo penitenciário que já existiu na América Latina, localizado em São Paulo. Cinco pessoas que passaram por lá compartilham suas dores e marcas eternas deixadas por esse sistema no documentário “Depois das Grades”.

Por Bia Varanis, do Brasileiríssimo

Cristiano Simplício, Edenilson Leal, Aldidudima Salles, Daniel Gomes e Luciana Barbosa, que viveu na Penitenciária Feminina Sant’Ana, narram suas histórias nos dando uma noção dos problemas que a desigualdade social proporciona a muitos brasileiros. Todos eles tentaram um trabalho com carteira registrada após a prisão, mas nunca conseguiram.

Através dessas histórias, analistas debatem a forma como se isola o cidadão que infringiu a lei de um ciclo social, com a expectativa que ele seja reinserido naquela mesma sociedade depois, quando na realidade a histórias dos cinco penitenciários do documentário se repente várias e várias vezes: todos ficam com cicatrizes psicológicas e físicas depois da prisão.

Este trabalho foi desenvolvido por Arthur Stabile, Bruna Schiavo, Carolina Rodriguez, Christian Bender, Jessica Cidrao, Luís Adorno e Victor Faria como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, da Universidade Anhembi Morumbi (SP), entregue em novembro de 2014.

Assista:

 

Leia mais sobre Direitos Humanos 

-+=
Sair da versão mobile