Dilma vai propor ao Congresso mudanças tributárias

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que enviará mudanças tributárias pontuais ao Congresso e que não tentará aprovar uma reforma ampla, segundo uma liderança partidária que participou da reunião de mais de três horas do Conselho Político.

Segundo o líder do PDT, deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), – ela disse que já se tentou mandar uma reforma ampla duas vezes sem êxito e que, por isso, pretende adotar outra estratégia.

Contudo, segundo os parlamentares e o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, a presidente não detalhou quais as prioridades do governo nessa área.

– O que a presidenta disse é que ela pretende enviar pontos que ao ver do governo precisam para aprimorar o sistema tributário para torná-lo mais ágil e eficiente, afirmou o ministro.

Todos os representantes dos 17 partidos aliados falaram durante a reunião do conselho.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez uma explanação sobre a conjuntura econômica e comentou que um dos aspectos da pressão inflacionária é a falta de mão-de-obra qualificada em alguns setores, segundo relato de Queiroz.

Dilma enfatizou que pretende reforçar a política industrial para transformar o país numa nação exportadora de produtos de valor agregado e não apenas de commodities, mas também não deu mais detalhes.

– Ela disse que exportar aço e minério de ferro é muito bom para os chineses, mas não para nós, disse Queiroz.

Fonte: Correio do Brasil

-+=
Sair da versão mobile