Encontro Paranaense da Pastoral Afro

A pastoral Afro-brasileira do Regional Sul II realizou o seu encontro de formação na Casa do Trabalhador em Curitiba, tendo como tema o Ano Internacional do afrodescendente.

O ano de 2011 foi declarado pelo ONU o Ano Internacional do Afro-descendente. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,1% dos brasileiros se reconhecem como “pretos” ou “pardos”. Significa que mais da metade de população brasileira tem descendência africana.

Este dado motiva uma atenção especial da sociedade brasileira visto que os afro-brasileiros ainda não estão vivendo em condições plenas de cidadania. Um exemplo concreto desta realidade é o numero de 11 milhões de negros, de um total de 16 milhões de brasileiros, estarem vivendo em situação de miséria.

O padre Ari Antônio dos Reis assessorou o encontro, trazendo uma analise da caminhada do movimento negro brasileiro nas ultimas décadas no que refere-se às conquistas e dificuldades. Também trouxe presente reflexão as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil proposta para os anos 2011-2015 e que iluminará as atividades da pastoral afro-brasileira.

Iluminada pelas diretrizes a pastoral afro-brasileira é incentivada a contribuir com a ação evangelizadora da Igreja no Brasil, aprofundando o princípio de comunhão, construindo a unidade, respeitando e valorizando as diferenças, evitando a dispersão de esforços e iniciativas.

O evento contou com a presença de 50 participantes vindos de várias cidades do Estado do Paraná.

Fonte: UNISONOS

-+=
Sair da versão mobile