Escalação de atores negros em “Jogos Vorazes” causa polêmica

 

Volta e meia isso aparece internet afora. Aconteceu quando contrataram o incrível Idris Elba para ser Heimdall em “Thor” (“como assim um negro faz papel de um Deus Nórdico?”), e está acontecendo agora com “Jogos Vorazes”. Para ser exato, o problema está sendo a escalação de Lenny Kravitz e Amandla Stenberg, ambos negros, como Cinna e Rue.

Os comentários racistas foram tantos, que acabaram compilados em um blog, chamado Hunger Games Tweets (em inglês). O curioso, como lembra o Hollywood Reporter que noticiou primeiro, é que nos livros, Rue é descrita como tendo “pele e olhos escuros”. Além disso, a própria Katniss é descrita como tendo uma pele de azeite, fazendo ela se aproximar de uma nativa americana (índia, para quem não entrou na onda do politicamente correto) e não de uma branca. E da escalação de Jennifer Lawrence, não há reclamações.

Fora, claro, o fato de que tanto Kravitz quanto Stenberg desempenham bem seus papéis. Especialmente a última, que acaba funcionando como uma espécie de compensação psicológica para a ausência da irmã de Katniss, Prim, já que elas têm, mais ou menos, a mesma idade. A cor da pele não faz diferença alguma em relação ao personagem.

Aparentemente, já na manhã de hoje, dia 27 de março, as contas que foram expostas com comentários racistas pelo blog foram fechadas.

 

 

 

Fonte: PoP

-+=
Sair da versão mobile