Escritor caribenho Derek Walcott, Nobel de Literatura de 1992, morre em Santa Lúcia aos 87 anos

SJS01. SAN JOSÉ (COSTA RICA), 17/03/2017.- Fotografía de archivo fechada el 22 de agosto de 2012 que muestra al escritor Derek Walcott durante una rueda de prensa en San José (Costa Rica). El premio nobel de Literatura de 1992 Derek Walcott, nacido en Santa Lucía en 1930, murió hoy, viernes 17 de marzo de 2017, a los 87 años tras una enfermedad prolongada en su residencia, informó su familia. EFE/Jeffrey Arguedas

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1992, Derek Walcott, nascido em Santa Lúcia, em 1930, morreu em casa nesta sexta-feira (17/03) aos 87 anos, após enfrentar uma longa doença, informou a família.

Do Opera Mundi

Walcott nasceu em Castries, nas Antilhas Menores. A experiência de crescer em uma ilha vulcânica isolada, ex-colônia britânica, teve forte influência na vida e no trabalho do escritor.

Seu pai, um aquarelista boêmio, morreu quando Derek e seu irmão gêmeo, Roderick, eram pequenos e sua mãe dirigia a escola metodista da cidade. Após estudar no St. Mary’s College, na sua cidade, e na Universidade de West Indies, na Jamaica, Walcott foi, em 1953, para Trindade e Tobago, onde trabalhou como crítico de arte.

Em Trinidade também deu aulas e ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller para estudar em Nova York. Seis anos depois, quando retornou a Trinidade, fundou seu próprio grupo de teatro, o “Trinidad Theatre Workshop”. Foi lá que ele apresentou suas primeiras obras teatrais.

EFE/Jeffrey Arguedas

Em 1962, colheu seu primeiro sucesso literário com a antologia “In a Green Night”, publicada em Londres e que reunia poemas escritos por Walcott entre 1948 e 1960. Depois de dar aulas em várias universidades do Caribe, no início da década de 80 fixou residência nos Estados Unidos e em 1984 começou a ensinar Arte Dramática e Literatura na Universidade de Boston.

Em 8 de outubro de 1992, a Academia Sueca decidiu dar a ele o Prêmio Nobel de Literatura, dotado com 6,5 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão). Parte do dinheiro foi destinado à construção de um centro artístico em Rat Island, inaugurado em janeiro de 1996.

Um dia depois de receber o Nobel, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) anunciou sua nomeação para membro da Comissão Mundial da Cultura e o Desenvolvimento. Além disso, ganhou o título de doutor honoris causa pela Universidade de Alcalá de Henares, em junho de 1994.

Walcott é considerado pela crítica como um dos principais poetas de língua inglesa. Sua obra, integrada por poesia e peças teatrais, é muito marcada por sua origem caribenha e pela “mestiçagem” de culturas e raças de sua família.

Derek Walcott estava divorciado e deixa três filhos.

-+=
Sair da versão mobile