Eu não pensava em ser presidente nem do sindicato, conta Lula

Em sua coluna, presidente também defendeu nova fonte de financiamento para saúde

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (16), que, quando assumiu a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, na Grande São Paulo, “não pensava em ser presidente nem do sindicato”.

Na coluna semana O Presidente Responde, Lula contou que foi eleito presidente da entidade em 1975 e que “só pensava em encontrar as formas de melhorar as condições salariais e de trabalho da categoria, o que era extremamente difícil por estarmos vivendo sob uma ditadura”.

O presidente falou ainda sobre as conquistas do movimento na época, apesar de dificuldades, como a criação de uma “lei antigreve”.

– Aos poucos, fomos percebendo que a atuação dos trabalhadores não podia se limitar ao campo sindical, econômico. […] Foi então que decidimos criar um partido, mas o objetivo eram as conquistas democráticas e trabalhistas.

Ele afirmou que não se imaginava comandando o país, mas depois passou a enxergar como uma possibilidade. Em tom de despedida, Lula disse que seu governo “passou rápido” e desejou sucesso para a próxima presidente, Dilma Rousseff.

Na coluna desta semana, o presidente também falou sobre medidas adotadas para melhoria da segurança e da saúde no país. Ele citou a criação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e mudanças no Código Penal. Lula disse que ainda há muito para ser feito na saúde, em especial, em relação ao financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde).

– Temos várias outras iniciativas e sabemos que é preciso avançar muito mais, o que será facilitado se o Congresso encontrar uma nova fonte de financiamento da saúde.

 

 

Fonte: R7

-+=
Sair da versão mobile