Evento inédito reúne IBRAM e Museu da Pessoa para apresentar o passo a passo do processo de inscrição para o Prêmio Pontos de Memória 2023

Durante o encontro on-line e aberto ao público, os participantes ainda poderão tirar dúvidas sobre o processo de certificação como pontos de memória

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

No dia 29 de junho, das 18h às 19h30, Museu da Pessoa e IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) se reúnem no encontro virtual “Museu da Pessoa conversa: IBRAM, certificação e edital dos pontos de memória”. Para participar, basta confirmar a presença neste formulário

O evento aberto ao público, tem como objetivo explicar sobre o processo de inscrições para o Prêmio Pontos de Memória 2023, que visa reconhecer e premiar práticas em museologia social e processos museais comunitários que tenham contribuído para a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira.

O Museu da Pessoa convida a sua rede de Núcleos e de parceiros e abre o evento para todas as pessoas interessadas. Durante a conversa, serão apresentados o histórico do Programa Pontos de Memória, o passo a passo do processo de certificação e as orientações para o edital Prêmio Pontos de Memória 2023.

A promoção do evento corrobora o protagonismo do Museu da Pessoa que, em seus mais de 30 anos, vem atuando como articulador de diversas iniciativas nacionais e internacionais de memória social. Em 2020, o Museu da Pessoa, com apoio do BNDES e com a consultoria da JPMorgan, estabeleceu um novo modelo de colaboração em escala, constituindo a Rede de Núcleos Museu da Pessoa e compartilhando sua metodologia entre diversos tipos de organizações, em seus territórios e também dentro de suas temáticas. 

O Museu da Pessoa conta também com parceiros para desenvolver o Programa Memória, Território e Patrimônios Imateriais, que nasceu em 2021, com o objetivo de registrar, valorizar e disseminar histórias de vida de pessoas detentoras de patrimônios culturais imateriais reconhecidos, especialmente em territórios indígenas e comunidades tradicionais. Além destas ações, parceiros alinhados com a missão do Museu contribuem para o desenvolvimento conjunto de projetos, tendo em vista a valorização do direito à memória.

Museu da Pessoa conversa: IBRAM, certificação e edital dos pontos de memória

Data: 29 de junho

Horário: das 18h às 19h30

Local: Google Meet (o link será disponibilizado aos inscritos via formulário)

Valor: gratuito

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas. 

Mais informações:

Amanda Lira – amanda.lira@museudapessoa.org 

Isadora Catem – isadora.catem@museudapessoa.org

-+=
Sair da versão mobile