Exposição virtual: Racismos – Lutas Negras no Trabalho Livre

FONTERede de HistoriadorXs NegrXs, o Geledés e o Acervo Cultne!

Com muita satisfação, anunciamos a abertura da Exposição “Racismos – Lutas Negras no Trabalho Livre” no Google Arts & Culture!

Nesse 13 de maio, fazem 133 anos desde a abolição formal da escravidão no Brasil. Na época, muitos homens e mulheres negras já questionavam a precariedade do projeto de liberdade assinado. No século que se seguiu, o que vemos é a constante reatualização dos racismos no mundo do “trabalho livre”. A partir de uma reflexão sobre esse processo, apresentamos nessa exposição fotografias e periódicos da imprensa negra e operária que nos dão notícias da situação dos trabalhadores negros em diferentes centros urbanos. Na Rádio Amefricana, apresentamos diversos documentos históricos, além de canções da sambista Cris Pereira.

O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs, o Geledés e o Acervo Cultne!

Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!

 

 Participe da Visita Guiada que será transmitida pelo YouTube:

13 de maio (hoje)
20h
YouTube – Canal Historiadorxs Negrxs

#trabalholivre #trabalhadoresnegros #trabalhadorasnegras #históriadotrabalho #exposição

-+=
Sair da versão mobile