Fernando Haddad anuncia os nomes de mais sete secretários

Prefeito eleito de São Paulo já indicou um total de 14 secretários para compor seu governo

Por Cezar Xavier

O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou na tarde desta quarta-feira (28) mais sete secretários que em janeiro irão compor o novo governo municipal. São eles: Eliseu Gabriel (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Francisco Macena (Coordenação das Suprefeituras), João Antonio (Relações Governamentais), Netinho de Paula (Promoção da Igualdade Racial), Luciana Temer (Assistência Social), Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida) e Roberto Trípoli (Verde e Meio Ambiente).

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial será criada na nova estrutura administrativa da Prefeitura, conforme compromisso de campanha. Outra modificação é a extinção da Secretaria Especial do Microempreendedor Individual, cujas competências serão absorvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

Este é o terceiro anúncio de secretariado durante o período de transição. Em 14 de novembro, Haddad anunciou os deputados federais Jose de Filippi Jr. e Jilmar Tatto para chefiar as pastas de Saúde e Transportes, respectivamente. Antes disso, em 12 de novembro, o prefeito eleito anunciou a indicação de Antonio Donato (Governo), Leda Paulani (Planejamento), Luís Fernando Massonetto (Negócios Jurídicos), Marcos Cruz (Finanças) e Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano).

Assista ao anúncio e leia os currículos oficiais dos novos secretários:

 

Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Eliseu Gabriel (PSB), formado em Física pela USP, foi reeleito para o quarto mandato como vereador. Na Câmara, exerceu cargos importantes, como a presidência de comissões permanentes, CPIs e a relatoria do Orçamento. Na gestão Montoro, trabalhou nas secretarias do Interior e do Planejamento, além da então estatal Eletropaulo.

Coordenação das Subprefeituras 
Francisco Macena (PT) ocupa o segundo mandato na Câmara de Vereadores de São Paulo. Presidiu a comissão de Política Urbana na Câmara. É professor de pós-graduação na Universidade Nove de Julho. Foi presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego na gestão da prefeita Marta Suplicy (2001-2004). Na gestão da prefeita Luiza Erundina, em 1989, foi administrador regional da Vila Prudente.

Relações Governamentais
João Antonio (PT), advogado, é deputado estadual em seu primeiro mandato. Vereador na Câmara Municipal paulistana por três mandatos consecutivos, foi líder do governo Marta em 2003 e 2004 e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Casa entre 2006 e 2008. É o atual secretário de Organização do PT estadual.

Promoção da Igualdade Racial
José de Paula Neto (PCdoB) é vereador em primeiro mandato, reeleito este ano em São Paulo. Apresentador de TV e cantor, Netinho, como é conhecido, atuou em projetos sociais antes de ingressar na carreira política. Criou o Instituto Casa da Gente. Na Câmara Municipal, é integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Assistência Social 
Luciana Temer (PMDB), advogada especializada em Direito Constitucional, com doutorado na área, é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, exerce sua atividade profissional com escritório em São Paulo, e já ocupou o cargo de secretária-adjunta e secretária do estado de Juventude, Esporte e Lazer. Luciana também já foi coordenadora de Assistência Jurídica do CEPAM – Fundação Prefeito Faria Lima e delegada de Polícia da Delegada de Defesa da Mulher.

Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida 
Marianne Pinotti (PMDB), médica especialista em ginecologia e obstetrícia e mastologia, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi diretora do Departamento de Mastologia do Hospital Pérola Byington por sete anos e Secretária de Saúde do município de Ferraz de Vasconcelos (SP). Disputou o cargo de vice-prefeita de São Paulo na chapa de Gabriel Chalita, e foi candidata a vice-governadora em 2010.

Verde e Meio Ambiente 
Roberto Tripoli (PV) é publicitário e ambientalista. Fundador do Partido Verde e vereador desde 1988. Foi presidente da Câmara Municipal nos anos de 2005 e 2006. Em sua atividade parlamentar atua nas áreas de meio ambiente, proteção da vida animal e direito dos idosos. É autor das Leis do Psiu e da Cidade Limpa, e de leis e políticas públicas em defesa dos animais. Tem também atuação na conservação da fauna silvestre, inclusive o combate ao tráfico.

 

 

Fonte: SpressoSP

-+=
Sair da versão mobile