FIDA doa 1,75 milhão de dólares para afrodescendentes na América Latina

Roma – O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) aprovou uma doação de 1,75 milhão de dólares para o programa da Fundação ACUA para aumentar a visibilidade e fortalecer o espírito empresarial das Comunidades Afrodescendentes das Zonas Rurais na América Latina, em particular de Brasil e Colômbia, indicou a entidade nesta quarta-feira em Roma.

A doação tem por objectivo “combater a desigualdade tão profundamente arraigada” que afecta as comunidades afrodescendentes da América Latina, explicou em uma nota.

O programa tem dois anos e meio de duração e beneficiará cerca de 10 mil pessoas.

As populações mais beneficiadas encontram-se, sobretudo, no Brasil e Colômbia, onde residem 73 por cento das comunidades afrodescendentes da região.

“O programa espera aumentar a renda, criar mais oportunidades de emprego, financiar novas empresas rurais e melhorar as oportunidades dos programas de responsabilidade social empresarial”, afirmou Roberto Haudry, representante do programa do FIDA para a Colômbia.

“Os afrodescendentes são invisíveis na América Latina”, lamentou o especialista, que espera romper “o ciclo da pobreza endémica”.

A Fundação ACUA, beneficiária da doação, é uma organização regional sem fins lucrativos que trabalha para abrir possibilidades de desenvolvimento aos afrodescendentes que vivem na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.

A entidade financiou cerca de 17 iniciativas económicas bem sucedidas, promoveu e supervisionou a implementação da lei de restituição de terras para comunidades afrodescendentes, assim como as novas leis de protecção contra a discriminação racial em Bolívia e Colômbia.

O custo total do programa é de 2,76 milhões de dólares com uma contribuição de 1 milhão de dólares da Fundação ACUA.

 

 

 

Fonte: Angola Press

-+=
Sair da versão mobile