Geledés recebe a maior condecoração do Ministério das Relações Exteriores

A organização e sua fundadora, Sueli Carneiro, foram homenageadas pelo governo federal por defesa dos direitos humanos e o combate ao racismo e sexismo

FONTEKátia Mello - katiamello@geledes.org.br

Geledés – Instituto da Mulher Negra recebeu ontem, em cerimônia do Palácio do Itamaraty, em Brasília, diretamente das mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva a comenda de Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco, a maior honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores. Sueli Carneiro, coordenadora e fundadora de Geledés também foi condecorada como personalidade nacional dedicada à defesa da democracia, da justiça social, dos direitos humanos, da igualdade de gênero, da igualdade racial.

A representante de Geledés para receber a medalha foi Carolina Almeida, cientista política e consultora internacional adjunta de Geledés. “Esse momento político permitiu esse reconhecimento de Geledés como uma instituição que combate o racismo e o sexismo”, disse Carolina.

Quem escolhe os homenageados é o presidente Lula como Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco, ao lado do Conselho da Ordem, formado pelo ministro das Relações Exteriores, pelos Chefes das Casas Civil e Militar e pelo secretário-geral da República. 

Foram também contempladas com a medalha as entidades Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); Central Única das Favelas (CUFA);Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR);Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC); Korea-Brazil Society(KOBRAS) e Liceu Ruy Barbosa.

As ministras Anielle Franco e Margareth Menezes também receberam a condecoração. Entre os outros ministros condecorados estavam Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Nísia Lima e Silvio Almeida.

-+=
Sair da versão mobile