Homicídio de negros será tema de roda de conversa no sindicato

O papel da mídia na escalada de assassinatos de jovens negros no país será tema da roda de conversa ‘Violência contra a juventude negra, mídia e direitos humanos’, que será realizada no próximo dia 11 a partir das 17h no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio. A entrada é gratuita.

O evento terá a participação de Amir Oliveira Juniro, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e de Yedo Ferreira, do Movimento Negro Unificado. A iniciativa é da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cojira Rio).

Recente estudo do Ipea aponta Alagoas como o estado com a maior taxa de mortes de negros por homicídio, a maioria jovens. São 17,4 óbitos de negros contra uma morte da parcela não negra da população. Isso representa uma redução de quatro anos na expectativa de vida destas pessoas. Espírito Santo e Paraíba aparecem na sequência no ranking com, respectivamente, 2,9 e 2,8 anos a menos de expectativa de vida.

“O negro é duplamente discriminado no Brasil, por sua situação socioeconômica e por sua cor da pele. Tais discriminações combinadas podem explicar a maior prevalência de homicídios de negros vis-à-vis o resto da população”, afirma trecho do estudo.

Fonte: Jornalistas.org

-+=
Sair da versão mobile