Iniciativa Negra lança livro que debate racismo e política de drogas; Acesse de Graça

FONTEDo Ceará Criolo
Foto: Divulgação/ Iniciativa Negra

A Organização Não Governamental Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas lançou a publicação Um Olhar Preciso, fruto do projeto Reconexão Periferias. O livro é uma compilação de artigos inéditos de colaboradores e da equipe da ONG que visam discutir racismo, política de drogas e questões transversais a partir de vivências das áreas de atuação de cada autor.

Para acessar a versão em PDF, clique aqui.

Os artigos de “Um Olhar Preciso” abordam as várias nuances que compõem o cotidiano de pessoas negras a partir da territorialização da política de drogas. O texto de abertura, “Iniciativa Negra Por Uma Nova Política Sobre Drogas: Um Olhar Preciso”, é uma apresentação do histórico e da missão da instituição, bem como sua perspectiva sobre a política de drogas. Escrito pelos gestores da organização: Ana Carolina Santos, Dudu Ribeiro e Nathália Oliveira, o artigo aponta o racismo como questão central da violência desta política.

Para a socióloga Nathália Oliveira, a publicação traz uma necessária discussão: “É urgente que, cada vez mais, possamos discutir todas estas questões com mais setores da população, principalmente com aqueles que sofrem diariamente com as implicações da repressão causada pela guerra às drogas”, afirma a cofundadora e coordenadora executiva da Iniciativa Negra.

Além disso, “Um Olhar Preciso” apresenta uma análise crítica da guerra às drogas, considerando a presença do racismo na atuação do poder judiciário na pandemia, nas narrativas construídas pela mídia, no recorte preconceituoso da tecnologia e no comportamento da sociedade.

Os autores também refletem sobre temas como: política de drogas na cidade de São Paulo e suas consequências, com mais detalhamento para a região da Cracolândia; políticas de segurança pública a partir da literatura produzida por jovens poetas negros de Salvador como reação à violência racial; as implicações da violência e superencarceramento para as famílias negras; e a ilegalidade e ineficiência do modelo nacional de segurança pública.

Para o historiador Dudu Ribeiro, o livro chega para reforçar a importância de difundir e democratizar a discussão sobre drogas no Brasil: “A publicação traz reflexões muito plurais sobre a relação da política de drogas com a segurança pública, que conhecemos como guerra às drogas”, afirma o cofundador e coordenador da Iniciativa, “quanto mais pessoas trouxermos para compartilhar vivências e experiências, mais democráticas, acessíveis e possíveis serão as ações para acabar com o genocídio do povo preto.”

SOBRE INICIATIVA NEGRA
Fundada pela socióloga Nathália Oliveira e pelo historiador Dudu Ribeiro, a Iniciativa Negra por uma nova Política sobre Drogas é a primeira organização da sociedade civil que atua na construção de uma agenda de justiça racial e econômica a partir da reforma da política de drogas.

A partir do tripé pesquisa, comunicação e articulação política, a Iniciativa Negra trabalha em pautas de direitos humanos e reformas na política sobre drogas, com foco nas agendas nacionais e regionais de segurança pública, sistema de justiça e saúde pública.

-+=
Sair da versão mobile