Jacob Zuma: sociedade multirracial sul-africana deve viver em harmonia

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, assegurou neste domingo que o objetivo fundamental de uma sociedade multirracial é que as comunidades vivam em harmonia, em um discurso pronunciado durante a celebração do centenário do CNA, partido que dirige.

“Não é apenas uma celebração do Congresso Nacional Africano (CNA) e de seus membros. É uma alegre celebração de todos os sul-africanos que destruíram a opressão colonial e o apartheid com o apoio do continente e do mundo”, proclamou Zuma em um ato realizado na cidade de Bloemfontein (centro). “O caminho foi longo desde que, em 1652, chegaram os colonos europeus a este país”, afirmou o presidente.

O presidente citou a Carta da Liberdade, texto assinado em 1955 pelo CNA e por outros movimentos antiapartheid, dizendo que a “África do Sul pertence a todos os que vivem nela, negros e brancos”, e lembrando que o objetivo de uma sociedade multirracial é viver em harmonia. “É incrível que este país tenha vivido uma luta multirracial contra um regime que institucionalizou o racismo”, ressaltou.

Zuma declarou que o CNA é “uma grande igreja” que coloca atenção especial nas necessidades dos mais pobres e que acolhe todo tipo de tendências, do marxismo ao capitalismo, passando pelo nacionalismo. “Esta é uma das maiores forças deste glorioso movimento”, exclamou.

Uma parte do CNA, principalmente a juventude do partido, critica com frequência a gestão de Zuma devido à lenta transformação do país após 17 anos no poder, com um quarto da população desempregada e milhares de pessoas vivendo em barracos.

 

 

 

 

Fonte: Terra

-+=
Sair da versão mobile