JAGUARIÚNA: Prepara comemorações da Semana da Consciência Negra

Fonte: Portal Vermelho –

Para celebrar a cultura negra e ajudar a acabar de vez com as demonstrações de preconceito racial que a sociedade ainda insiste em dar (mesmo veladamente), o Movimento Negro de Jaguariúna (Unegro), o SindMetal e a Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna realizam juntos, a partir da segunda-feira, 16, a ‘Semana da Consciência Negra’.

 

A programação durante toda a semana contará com palestras sobre saúde e história, homenagem a personalidades negras da cidade, desfile, concurso Miss Pérola Negra, Festival de Hip Hop, Missa e o show de encerramento com o cantor Netinho de Paula na sexta-feira. Todas as atividades terão entrada gratuita.

O presidente da Unegro Jaguariúna, Rubens Ribeiro da Silva, afirma que o momento é de comemoração, mas também de conscientização e luta contra o racismo. “Nosso movimento tem dois objetivos básicos que são divulgar a cultura negra e combater qualquer tipo de preconceito, não somente de raça ou cor. Vamos promover eventos durante o ano todo, não somente na Semana da Consciência Negra, para discutir o papel do negro na sociedade”, enfatizou.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura do município, Maria das Graças Hansen Albaran, o objetivo do evento é valorizar a população afro, dando oportunidade a reflexões, a recontar fatos da história e da participação do negro na construção do País, da riqueza nacional, da acumulação do capital e também nas batalhas, rebeliões, quilombos e suas lutas mais contemporâneas, trazendo elementos para a construção de sua identidade e força, através da arte e cultura.

O presidente do SindMetal e vereador de Jaguariúna, Edison Cardoso de Sá (PCdoB), tem apoiado integralmente a organização do movimento negro na cidade. “Entre outros pontos, temos que discutir a questão do negro no mercado de trabalho. É preciso colocar na ordem do dia o debate sobre a situação do negro, que ainda é discriminado quando uma empresa paga menos a ele que a um branco em cargo semelhante”, ressalta Edison.

DIA DE ZUMBI

Zumbi, considerado o mais importante líder do quilombo de Palmares, a maior comunidade de escravos foragidos da história do Brasil, foi assassinado em 20 de novembro de 1665. Em respeito às lutas e conquistas da população afrodescendente, em território brasileiro, a data é comemorada em todo País como o ‘Dia da Consciência Negra’.

Confira a programação:

16/11 Segunda-feira
19:00h: Lançamento do Programa de Saúde do Negro
Local: Teatro Municipal

17/11 Terça-feira
19:00h: Palestra e história do Negro no Brasil com Júlio Vieira – Diretor da Escola de Samba Vai-Vai
Local: Teatro Municipal

18/11 Quarta-feira
19:00h: Palestra sobre Cotas
Local: Sede SindMetal (Rua Alcides de O. Germano, 378 – Jardim Mauá 2)

19/11 Quinta-feira*
*Entrada 1kg de alimento não perecível. Os convites estão disponíveis para troca no Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna
18:00h: Homenagem com Personalidades Negras
19:00h: Desfile das Lojas
21:00h: Miss Pérola Negra
Local: Teatro Municipal


20/11 Sexta-feira

10:00h: Missa da Consciência Negra com o Padre Veríssimo
Local: Paróquia Sagrado Coração (Nassif)
14:00h: Festival de Hip-Hop
Local: Parque Serra Dourada
19:30h: Show com Netinho de Paula
Local: Parque Serra Dourada
21:00h: Show Grupo Reencontro SP
Local: Parque Serra Dourada

21/11 Sábado
10:00h: Apresentações de Capoeira
Local: Praça Umbelina Bueno – Centro

Matéria original

-+=
Sair da versão mobile