Jovem militante do CEN é morto na Barroquinha

Às 03h00min da madrugada de ontem, faleceu o jovem Railson Nonato Nascimento Santos. A vitima foi esfaqueada na barriga enquanto tentava trocar o dinheiro no Hotel Yes localizado na Barroquinha. O funcionário do hotel teria se recusado a realizar a troca do valor de R$ 100,00 (cem reais), dando início a uma briga, seguida de homicídio.

Nonato, como era conhecido, começou a militância muito cedo ainda no Pelourinho ao participar dos projetos sociais do Olodum, também fez parte do grupo de apoio da Escola Criativa Olodum e depois se filiou ao Coletivo de Entidades Negras. Sempre disposto a ajudar e com a tranqüilidade que sempre regia as suas relações, Nonato participou do 1º Encontro Estadual da Juventude do CEN em Alagoinhas no ano de 2008. Também foi delegado do CONNEB (Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil) nas etapas de Minas Gerais e São Paulo, além de estar ao lado da construção da Caminhada dos Religiosos de Matrizes Africanas em todos os seus 5 anos de realização. Na política, participou de campanhas de candidatos negros e comprometidos com a causa racial a exemplo de Bira Corôa, Luis Alberto, Gilmar Santiago e Valmir Assunção. No último ano fixou residência em São Paulo onde trabalhou como holding em shows de bandas locais, retornando para Salvador para fazer campanha para os candidatos que foram deliberados pela plenária do CEN.

Ontem amigos como Marquinhos Marques do Cortejo Afro, Lazinho (ex cantor do Olodum), Guiguio cantor do Ilê Aiyê, Arayê integrante da Banda Olodum e amigo de infância, Albino Apolinário da Instituição Alzira do Conforto e Coordenador da Praça do Reggae e o Coordenador-Geral do CEN, Marcos Rezende estiveram na delegacia, assim como cuidando do enterro. Nonato deixará muitas saudades aos amigos a quem sempre esteve ao lado e presente nas horas mais difíceis.

Nonato, descanse em paz!

Fonte: CEN

-+=
Sair da versão mobile