Livro reflete sobre os dez anos da III Conferência Mundial contra o Racismo

Com depoimentos de militantes negros a obra, apoiada pela FCP, mostra significativos avanços das políticas públicas do pós Durban

Para celebrar os avanços das políticas públicas contra o racismo a Fundação Cultural Palmares, por meio do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, lança o livro Olhares – sobre a mobilização brasileira para a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas. O evento acontece no dia 29 de maio, as 16h30, na sede da FCP em Brasília/DF.

A publicação, produzida numa parceria com a editora Nandyala, foi escrita por Amauri Mendes Pereira e Joselina da Silva com apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP), e trata da preparação da delegação brasileira para a Conferência, que aconteceu em Durban, na África do Sul, em 2001. Segundo Pereira, a delegação brasileira foi a maior do evento, e era constituída majoritariamente por militantes do Movimento Negro. “Este livro permite ao leitor se situar face aos desafios atuais da questão racial no Brasil, porque nele constam as falas de notáveis militantes como Suely Carneiro, Hédio Silva, Ivair Augusto dos Santos e Benedita da Silva.”

Hilton Cobra, presidente da FCP, considera de extrema importância desta reflexão. “Esta Conferência está entre os eventos internacionais mais importante no combate ao racismo e é um marco para a implantação das políticas afirmativas no Brasil. Os avanços nos últimos dez anos foram muitos, mas temos muito caminho pela frente.”

Joselina conta que todo o processo de preparação da delegação foi documentado, desde as plenárias de organização do Movimento Negro, à Conferência Estadual do Rio de Janeiro, à Conferência Nacional Brasileira, e à II Reunião Preparatória-PrePcon, em Genebra. “Em Durban documentamos a atuação da delegação brasileira. Também pesquisamos notícias de jornais brasileiros de diversas regiões, bem como documentos emitidos por órgãos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, a respeito da Conferência”, disse.

Durante o evento, haverá conversa com os autores e sessão de autógrafos.

 

Fonte: Palmares

-+=
Sair da versão mobile