Lobby das telefônicas pode derrubar Internet 4G

A Agência Nacional de Telecomunicações está à mercê de quem manda ali. Uma briga de gigantes move os bastidores, causa constrangimentos e incita críticas de consultores, por ora, em gabinetes fechados. As quatro maiores operadoras de telefonia peitam a Anatel sobre a implantação do sistema de 4G de serviço de banda larga e transmissão de dados. Por causa do lobby, a agência simplesmente tirou da minuta do edital do leilão o texto que impõe metas de qualidade do serviço.

 


Entenda Internet 4G

 

A internet 4G é a sucessora direta da 3G, que traz avanços significativos principalmente na velocidade de conexão e no carregamento de dados. A sigla vem da expressão 4th Generation, ou seja, a quarta geração de internet móvel.

A principal vantagem da 4G é a sua facilidade de carregar e enviar dados, o que torna possível, por exemplo, assistir a filmes de alta definição enquanto são baixados, ou armazenar vídeos no computador no momento em que estão sendo captados pela camera.

Samsung 4G LTE possui a tecnologia de quarta geração

A tecnologia 4G promete aumentar em até 180 vezes a velocidade de navegação em relação ao 3G. O seu serviço também é mais estável, permitindo uma qualidade de conexão até mesmo em veículos em movimento, ao contrário da conexão atual, que muitas vezes tem o sinal reduzido nessas situações.

Além disso, a rede 4G é baseada totalmente em protocolo IP, utilizado atualmente para conexão com a internet pelos computadores. Com a utilização do IP em uma rede de telefonia celular, é possível o suporte de mais usuários acessando simultaneamente.

 

Os dois principais exemplos de internet de quarta geração em prática atualmente são a tecnologia WiMax e a Long Term Evolution, ou LTE. A primeira, disponível principalmente nos Estados Unidos, já é oferecido por operadoras como a Sprint, enquanto a segunda, mais popular na Europa, já foi adotada por operadoras americanas como a Verizon. As duas tecnologias estão em frequente disputa para se consolidarem como a principal fornecedora de 4G do mercado.

No Brasil, a internet 4G está disponível somente em Brasília, a partir de um serviço da empresa de televisão a cabo Sky. Chamada de Sky Banda Larga, a internet, porém, não funciona como o 4G disponível no exterior, que permite a conexão em alta velocidade para dispositivos como celulares e notebooks. A 4G oferecida pela Sky está disponível somente para modens fixos, podendo ser usada em casa ou em escritórios. Ainda assim, a chegada da 4G propriamente dita está prevista para antes da Copa do Mundo de 2014.

 

 

Fonte: Correio do Brasil e Tectudo

-+=
Sair da versão mobile