Maio chega ao fim. E a Cultura Negra… Ó!!! por Nei Lopes

Criado por Abdias do Nascimento, o Ipeafro – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros, uma das mais respeitáveis instituições do movimento negro brasileiro é uma associação sem fins lucrativos que exerce sua ação em quatro áreas: ensino, pesquisa, cultura e documentação.

Ipeafro tem como objetivos estatutários:

– Cooperar com a população afrodescendente na recuperação de sua história e na manutenção e expansão de seus valores culturais de origem e do respeito à sua identidade, integridade e dignidade étnica e humana;

– Dimensionar a importância da contribuição dos africanos e afrodescendentes na construção do Brasil e do mundo.

– Promover e contribuir para o conhecimento sistemático da realidade dinâmica e pluridimensional da comunidade afro-brasileira, bem como das suas relações históricas e implicações atuais com os africanos e suas culturas, tanto no continente quanto na diáspora africanos, aplicando uma metodologia em consonância com os valores endógenos da própria comunidade afro-brasileira.

**

Pois o Lote acaba de saber da solicitação de um produtor do programa “Fantástico” da TV Globo dirigida ao respeitável Ipeafro, nos seguintes termos:

“Estamos fazendo uma reportagem para o programa sobre Copa das Confederações. O tema são as mandingas e superstições que jogadores e torcedores fazem para trazer sorte antes/durante as partidas. Gostaria de saber se a Nigéria possui rituais nesse sentido. Vocês poderiam me ajudar com essas informações? Tenho urgência porque preciso começar a gravar a reportagem na semana que vem”.

É pra rir ou pra chorar de raiva?

 

Fonte: Nei Lopes

-+=
Sair da versão mobile