Michelle Obama, uma rocha na Casa Branca

Inteligente e sem medo de opinar, ela não autorizou a campanha presidencial de seu marido até saber como os afetaria. Uma biografia da primeira-dama fala de seu papel

por Cristina F. Pereda no El País

“Se Barack Obama voava então como um balão, Michele era quem segurava a corda.” O presidente acabava de fazer seu discurso de vitória em Chicago, em novembro de 2008 e, depois disso, milhares de palavras e imagens tentaram decifrar o enigma de sua esposa, uma advogada graduada em Harvard, e que, como ele, fez história a cada passo. A biografia Michelle Obama: A Life é a última tentativa. Com requintado rigor documental, o trabalho abre uma nova janela à trajetória pessoal e profissional da mulher do primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos.

O trabalho de Peter Slevin, veterano jornalista de The Washington Post, retrata uma primeira-dama com profundos valores profissionais e familiares. Inteligente, persistente e sem medo de dar sua opinião, Michelle é, segundo palavras do presidente, a “rocha” da família, como para ela foram seus pais. É a mente serena capaz de se despedir do candidato, pouco antes de ele fazer o discurso que catapultou sua carreira política em 2004, com um “Vê se não estraga, cara!”.

Continue lendo no El País

-+=
Sair da versão mobile