Ministra vem a Londrina para lançar campanhas institucionais

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, desembarca nesta quinta-feira (28) em Londrina para participar do lançamento do Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela também vai lançar a campanha nacional “Igualdade Racial é Pra Valer”.

A ministra será recepcionada pelo prefeito Barbosa Neto, no gabinete, às 9h30, onde imediatamente participa da entrevista coletiva semanal do prefeito. Depois de atender a imprensa, Barbosa Neto e Luiza Barrios seguem até o auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), na rua Governador Parigot de Souza, a partir das 10h30.

A visita faz parte de uma série de viagens cujo objetivo principal é apresentar a plataforma de trabalho do Seppir e como as propostas podem ser aplicadas em cada Estado. As duas campanhas nacionais reforçam o combate ao racismo e preconceito, assim como fortalece as políticas públicas de igualdade racial.

De acordo com a gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina e coordenadora de Promoção da Igualdade Racial na região Sul do Brasil, Maria de Fátima Beraldo, a pretensão do Seppir é criar demandas nos municípios, buscando a melhor forma para que o preconceito e o racismo sejam tratados com zelo.

“Em Londrina, provamos que estamos avançados nessa questão com a sanção do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, além de outras ações”, ressaltou.

A gestora explicou que a articulação do poder público com a sociedade civil no objetivo de ampliar as políticas raciais é um exemplo forte de que o assunto ganhou atenção na atual gestão. “Temos a participação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, além da presença da administração municipal”, destacou.

Na parte da tarde, às 14h, no próprio auditório do Sincoval, a ministra Luiza Bairros fala sobre Ações Afirmativas na Educação e as Relações Etnicorraciais e sobre o 2011 Ano Internacional dos Afrodescendentes “Igualdade Racial é Prá Valer”.

 

Fonte: Londrina

-+=
Sair da versão mobile