Ministros de cultura da América Latina e Caribe se reúnem em Salvador

Encontro para discutir políticas culturais para afrodescendentes começa no próximo dia 25, Dia da África.

Com o tema “A Força da Diáspora Africana”, acontecerá em Salvador, entre os dias 25 e 28 de maio, o II Encontro Iberoamericano de Ministros da Cultura para uma Agenda Afrodescendente nas Américas (II Encontro Afro-latino). O objetivo principal é a elaboração de um plano que contemple políticas públicas de ações afirmativas para a igualdade racial. Estas ações serão formatadas por meio de projetos e propostas de cooperação entre os 20 países da América Latina e Caribe que participam da reunião. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares.

A reunião é um compromisso assumido em 2008, na primeira edição do encontro em Cartagena, na Colômbia, e reunirá, além dos ministros de cultura, organismos internacionais como a Organização dos Países Ibero-Americanos (OEI), Unesco e Organização Internacional para as Migrações. Paralelo à reunião dos ministros, acontecerá também o Encontro de Pensadores, reunindo agentes políticos, sociais e especialistas na área de cultura negra na América Latina e Caribe para, também, dialogarem sobre as diretrizes políticas em torno do tema.

O Ministro da Cultura Juca Ferreira estará presente na abertura do evento dia 25/05 no Teatro Castro Alves, na reunião de ministros dia 26/05, no Museu da Misericórdia, e também na abertura do Encontro dos Pensadores, no dia 27/05, no Othon Palace Hotel. As oficinas de percussão e atividades artísticas também ganharão destaques no II Encontro Iberoamericano de Ministros da Cultura para uma Agenda Afrodescendente nas Américas.

 

 

 

 

 

Inscrições

Os interessados em participar do Encontro de Pensadores e nas oficinas de percussão devem se inscrever no site: www.encontroafrolatino.com . Os ingressos dos shows também devem ser retirados no site (clicar em inscrições) e trocados na portaria dos locais onde irão acontecer as apresentações artísticas. As vagas são limitadas.

O primeiro encontro aconteceu em 2008 e foi considerado um marco na proposta de cooperação multilateral entre os países ibero-americanos, que elegeram a diversidade cultural como objetivo de um projeto de integração que deve ganhar contornos nessa segunda edição. A Declaração de Cartagena chamada, “Agenda Afrodescendente nas Américas”, contribuiu para criar novos horizontes na agenda multilateral de cooperação no campo da cultura e foi determinante na escolha da ONU para que 2011 fosse declarado o “Ano de la Ascendência Africana” pelas Nações Unidas.

Estima-se que hoje América Latina e Caribe concentrem uma população de 150 milhões de afrodescendentes. A diáspora africana na região representa cerca de 30% da população total entretanto,  ainda há uma desatenção generalizada ao contingente dos que representaram os vários séculos de aporte cultural material, imaterial e simbólico dos afrodescendentes na região.

O

 

bservatório Afro-Latino: ferramenta de intercâmbio cultural na  Internet

Uma das novidades que serão mostradas na pauta do encontro é a apresentação do Observatório Afro-latino, um programa virtual de intercâmbio de conteúdos sobre as culturas de comunidades afro-latinas e caribenhas. Criado pela Fundação Cultural Palmares, o programa visa o compartilhamento de idéias e propostas do pensamento sobre a questão do negro na América Latina. A ferramenta é virtual e pretende estar em permanente construção, com a colaboração de todos os que estão engajados na luta pelo reconhecimento da contribuição afro na construção das sociedades.

Desde o primeiro encontro foi aprovada a recomendação de que sejam estimulados processos de comunicação nos diferentes meios para superar a exclusão social, por meio da produção de conteúdos próprios pelas comunidades afrodescendentes. Dessa forma, o Observatório Afro-Latino foca o incentivo à adoção de formas de representação apropriadas e coerentes com sua cultura e aspirações.  Esta recomendação foi baseada na discussão de como os meios de comunicação podem contribuir para o acesso e a divulgação das manifestações culturais afrodescendentes e para a consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.

O objetivo do Observatório, de acordo com a Fundação Cultural Palmares, é ampliar o conhecimento sobre as manifestações culturais na América Latina e proporcionar a reflexão crítica, a preservação e o desenvolvimento dessas manifestações.  A proposta é que o Observatório esteja 24 horas, durante todos os dias, retransmitindo informações, conteúdos e imagens, repercutindo para o mundo os passos que serão dados durante o evento, bem como a participação com postagens de documentos ou opiniões. Isso possibilitará a ampliação ilimitada da discussão e a participação de todas as redes sociais que estarão articuladas, mesmo que não estejam presentes fisicamente. Dessa forma, a rede virtual permitirá também, a democratização do encontro e, conseqüentemente, das decisões.

A programação mesclará plenárias, conferências, atividades artísticas, shows e workshops, num esforço concentrado de mobilizar a atenção pública, dos gestores e artistas para a concretização de um projeto com diretrizes que norteiem a ação dos países latinos no âmbito das políticas culturais e de reparação social.

Encontro de Pensadores dialoga sobre diferenças e semelhanças dos processos identitários nas Américas e no Caribe

 

O Encontro de Pensadores é um espaço aberto de diálogo entre representantes e especialistas na área da cultura negra de países da América Latina e Caribe, acadêmicos brasileiros, além de agentes políticos e sociais. Este espaço de reflexão tem a finalidade de levantar e aprofundar informações, questionamentos e diretrizes para uma política pública a favor da cultura negra e da valorização dos afrodescendentes em todos os países afro-latinos.

Três eixos temáticos nortearão o Encontro de Pensadores: Memória histórica das comunidades afrodescendentes e da diáspora africana, (seu significado, valor e visibilidade das narrativas históricas dos países); Comunicação e apropriação social da história e dos valores culturais dos afrodescendentes e a força da diáspora africana como fonte inspiradora para estreitar laços de fraternidade, cooperação e unidade cultural entre os povos das Américas e seu futuro. Segue programação.

DATA ATIVIDADE LOCAL
25/05 – 3ª feira

 

17h

21h

21h30

Coletiva com a imprensa

Solenidade de Abertura Oficial

I Concerto Afro-Latino – Elza Soares

Participações: Mariene de Castro e Riachão

Teatro Castro Alves

Sala Principal do Teatro Castro Alves

26/05 – 4ª feira

 

9h às 14h

 

21h

Encontro de Ministros da Cultura

II Concerto Afro-Latino – Papá Roncón (Equador), Bahía Trio (Colômbia) e Duo Así Son (Cuba)

Museu da Misericórdia

Sala Principal do Teatro Castro Alves

27/05 – 5ª feira

 

9h – 12h

 

 

 

14h – 18h

 

 

 

Abertura do Encontro de Pensadores

Workshop 1 – Música

Percussão afro-equatoriana: Papá Roncón

Workshop 2 – Música

Percussão afro-colombiana: Bahía Trio

Encontro de Pensadores

Othon Palace Hotel

Teatro Castro Alves

Teatro Castro Alves

Othon Palace Hotel

28/05 – 6ª feira

 

9h – 12h

 

 

 

14h – 18h

 

 

 

 

14h – 18h

 

20h às 22h30

 

 

 

Encontro de Pensadores

Workshop 1 –  Música

Percussão afro-equatoriana: Papá Roncón

Workshop 2 –  Música

Percussão afrocolombiana:Bahía Trio

Encontro de Pensadores

Concerto Popular Afrolatino – Carlinhos Brown e convidados

Othon Palace Hotel

Teatro Castro Alves

Teatro Castro Alves

Othon Palace Hotel

Área verde do Othon Palace Hotel

 

 

 

CONFIRMAÇÕES

 

1.  AUTORIDADES ESTRANGEIRAS: REPRESENTANTES DOS PAÍSES CONVIDADOS

 

País Participantes Confirmados
BARBADOS 1. Ministro Steven Blackett

2. Chefe de Gabinete

Célia Toppin

COLÔMBIA

 

1.Ministra Paula Zapata

2. Director de Poblaciones – Moisés Medrano

3.Assessor: Enrique Sánchez Gutiérrez

Artistas: Grupo Trío Bahía

CUBA

 

1.Dr Rafael Bernal Alemay-Vice-Ministro   

2.Dr Eduardo Torres Cuevas- Diretor do Sistema Nacional de Bibliotecas de Cuba

3.Maura Juampere Pérez, Conselheira da Embaixada de Cuba no Brasil

EQUADOR

 

1. Ministra Érika Sylva Charvet

2. Assessora: Florence Delphine Baillon

JAMAICA

 

  1. Ministra Olívia Grange
  2. Sidney Bartley: Diretor Encarregado Cultural
MÉXICO

 

1. Miriam Morales Sanhueza: Diretora Geral de Culturas Populares – Conaculta
PANAMÁ

 

1. Presidente da Comissão Institucional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Material do Panamá – Aristides Burgos

2. Adida Cultural da Embaixada do Panamá em Brasília – Indira Cedeño 

URUGUAI

 

1. Diretor de Projetos Culturais da Direção Nacional de Cultura- Sr. Alejándro Gortazar –

 

2.  ORGANISMOS INTERNACIONAIS

 

País Participantes Confirmados
AECID Diretora do Centro Cultural da AECID em São Paulo, Ana Tomé
Secretaria Geral Iberoamericana – SEGIB Embaixador da SEGIB no Brasil- Agustín Espinoza
UNESCO – SEDE Katerina Stenou  – Diretora da Divisão de  Politicas Culturais e  Diálogo Intercultural
UNESCO – BRASIL Marilza Regattieri -Escritório em Brasília

 

Assessoria de Imprensa do II Encontro Afro-latino
(71) 2103-7100 ramal 212
Mateus Ribeiro (71) 9968-7070
José Castro (71) 9623-0357

-+=
Sair da versão mobile