Miss Brasil 2016 fala do medo de participar do concurso por ser negra

Reprodução/Instagram

Raissa Santana lembrou da expectativa de quando participou da competição de beleza, nesta quinta-feira (19), em conversa no “Programa do Porchat”

Por Ricardo Cruz, do R7

Reprodução/Instagram

Raissa Santana, Miss Brasil 2016, falou do medo de participar da competição por ser negra. No Programa do Porchat, nesta quinta-feira (19), Raissa comentou os motivos da baixa adesão de mulheres negras na disputa.

Em conversa com o apresentador, Santana lembrou a pressão que sentiu em relação ao desempenho no concurso. Na ocasião, fazia 30 anos que uma mulher negra não vencia.

— Para mim foi um pouco difícil. Juntou uma torcida muito grande. Uma expectativa muito grande em mim e isso pesa um pouco.

Ao longo de 64 anos do Miss Brasil, apenas três brasileiras negras receberam a faixa. A primeira foi Deise Nunes, em 1986, Raissa Santana, em 2016, e Monalysa Alcântara, em 2017.

Raissa lembrou que a baixa adesão, embora tenha sido um pouco maior no ano em que participou, ainda está associada ao receio dessas mulheres de não se encaixarem no “padrão”.

— Foram seis negras. Isso vem de uma mudança muito grande da sociedade. E as meninas, às vezes, ficam com um pouco de medo de participar por conta disso, desse padrão. Sempre o mesmo padrão de beleza. Eu tinha esse medo quando eu participei. A maioria das meninas tinham.

Veja um trecho da participação do Programa do Porchat

-+=
Sair da versão mobile