Morre músico Neguinho do Samba, criador do ‘Samba Reggae’

Fonte: Correio –

Morreu neste sábado (31), vítima de um infarto, o músico Antonio Luís de Souza, 54 anos, conhecido como Neguinho do Samba. O músico, que foi criador do ritmo samba reggae e um dos fundados da escola de percussão do Olodum e da banda Didá, deixa a mulher e sete filhos.

O enterro de Neguinho do Samba será realizado na terça-feira (3) no Cemitério Jardim da Saudade, para aguardar a chegada de um dos filhos do músico, que mora na Itália. O velório está sendo realizado na Câmara dos Vereadores.

Neguinho do Samba se sentiu mal durante a madrugada e foi de táxi para o posto de saúde em Pernambués. Segundo uma das filhas do músico, por volta das 10 horas da manhã, ele pediu para ir à sede do bloco, no Pelourinho, onde voltou a se sentir mal no início da tarde. Com falta de ar, Neguinho desmaiou. Os familiares chamaram uma ambulância da Samu, que ainda tentou reanimar o músico, mas ele não resistiu e faleceu.

Criador do ritmo ‘Samba Reggae’, ele foi responsável pelo arranjo de percussão para a música de Michael Jackson, ‘They don´t care about us’, cujo clipe foi gravado no Pelourinho, em 1996. À época, ele comandava o grupo Olodum, onde ajudou a formar a escola de percurssão.

 

neguinho1

O músico baiano já tinha gravado com Paul Simon, em 1990, para o CD The Rhythm of the Saints. Pelo trabalho, Neguinho do Samba ganhou um imóvel no Pelourinho, onde funciona a sede da Escola de Música e Dança Didá, que passou a dirigir após deixar o Olodum.

Na música Rap Repente, Daniela Mercury, uma das grandes divulgadoras do samba reggae, presta uma homenagem ao artista: ‘Samba Salvador, a cidade reiventou o reggae com Neguinho do Samba, que é o rei do Olodum’.


Neguinho do Samba aparece no clipe de Michael Jackson com uma bermuda azul, uma camiseta listrada e uma boina amarela regendo os percussionistas enquanto o rei do pop cantava em primeiro plano.

Veja o clipe e o poderoso som do Olodum, sob a batuta de Neguinho do Samba:

 

Matéria original

-+=
Sair da versão mobile